Fernanda Paula Santos Leal

Professor Adjunto
Departamento de Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica
leal2@esel.pt
Formação Académica
Doutora em Enfermagem: Universidade Lisboa/ESEL
Mestre em Saúde Escolar: Faculdade de Medicina - Universidade Lisboa
Licenciada em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de S. João de
Deus, Évora
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
História e Epistemologia de Enfermagem, 1º ano, 1º semestre.
Relação e Comunicação em Enfermagem, 1º ano, 2º semestre.
Intervenção Cliente com Vulnerabilidade Acrescida, 2º ano, 2 semestre
Intervenção de Enfermagem à Família em Processo de Transição, 2º ano, 2º semestre
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Promoção e Prevenção em Saúde Mental 1º ano, 2º Semestre
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre
Produção Científica de Relevo

Leal, P., Poeira, A., Mendes, D.A., Batalha, N., Franco, H., Nunes, L., Marques, F., Pađen, L., Stefaniak, M., Pérez-Perdomo, A. et al. (2024). Teaching and Learning Clinical Reasoning in Nursing Education: A Student Training Course. Healthcare 2024, 12. https://doi.org/10.3390/healthcare12121219

Leal, P. & Lopes, M. (2021). “Discovery of School Nursing Adolescents Care, by Grounded Theory”. 1st Nursing Research Biennial (6th Congress on Nursing Research Of Ibero-american and Portuguese-speaking Countries; 2nd International Symposium on Evidence-based Health Care). Referência, suplemento ao n.º 6, Série V. ISSNe (electronic version):2182.2883, p.335.

Leal, P. & Lopes, M. (2021). Enfermagem na Saúde Escolar, um Cuidado Promotor do bem-estar dos adolescentes. Proceedings of the International Congress of Health and Well-being Intervention – ICHWBI2021, Instituto Piaget Viseu. ISBN (e-book): 978-989-759-154-9

Nunes, L., Leal, P., Inês, R. & Ramos, L. (2019). Integração da Investigação no Ensino (Ensino Research-Based), Experiência da Unidade Curricular de Investigação IV do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Livro Resumos 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | CNaPPES.19

Carvalho, A., Amann, G., Almeida, C., Xavier, M., Santos, B., Pereira, F., Ladeiras, L., Lima, R., Lopes, I., Leal, P., Francisco, M. & Moita, M. (2019). Saúde Mental em Saúde Escolar: manual para a promoção de competências socioemocionais em meio escolar. DGS. ISBN 978-972-675-237-0.

Carvalho, A., Almeida, C., Amann, G., Leal, P. et al (2017). Saúde Mental e Prevenção da violência. In F. Pereira e P. Cunha (Eds.), Referencial de Educação para a Saúde (pp. 14-29). Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação e Ministério da Saúde. Lisboa. ISBN 978-972-742-414-6.

Amann, G., Monteiro, H. & Leal, P. (2015). Programa Nacional de Saúde Escolar. Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde. DGS, Lisboa. ISBN 978-972-675-227-1.

Barbosa, L., Leal, P., Ramos, L. & Bicho F. (2014). 1º Estudo “Caminhos Saudáveis: Avaliação das Competências Relacionais de Ajuda de Estudantes de Enfermagem na Relação Terapêutica com Clientes”. In UI&DE e Lusodidacta (Eds.) Da Extensibilidade de Si à “Teoria Emergente da Prática”. Observatório de Desenvolvimento Humano e da Profissionalidade UI&DE. Loures, Lusodidacta (pp. 15-75). ISBN 978-989-8075-43-7.