Ações e iniciativas

Ao longo do ano são dinamizadas ações pontuais de extensão à comunidade que contam com a colaboração de estudantes, docentes e outros profissionais da ESEL, numa lógica de participação e de reforço de uma cidadania ativa.
Estas ações são de natureza diversa e realizam-se em estreita colaboração com parceiros na comunidade. Alguns exemplos:

  • Campanhas de recolha;
  • Ações de sensibilização;
  • Eventos científicos no âmbito do voluntariado e cidadania;
  • Eventos formativos no âmbito do voluntariado e cidadania.

 

sep

 

 

 

Vamos continuar! Juntos por uma Escola mais solidária!
SELO DE QUALIDADE ACADEMIA VOLUNTÁRIA
 

Selo qualidade Data de atribuição do selo qualidade

 

 

Continuamos a apostar no VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO e na Educação pelos Pares

 

A Formação Científica este ano teve âmbito nacional, e foi realizada em formato

híbrido: presencial e online, como mais de 500 inscritos.

Estiveram presencialmente mais de 80 participantes, maioritariamente, estudantes da ESEL, mas também de outras instituições de Ensino Superior ligados às áreas da saúde e educação, docentes e profissionais das referidas áreas. 

 

Juntos a pensar, sensibilizar e a formar para temáticas prementes de HOJE, a construir FUTURO, com os olhos postos no VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO e na RESPONSABILIDADE SOCIAL.

 

Realizaram a Formação Pedagógica 23 estudantes, com uma preparação técnica e motivacional para iniciarem o trabalho de voluntariado no Projeto Nacional de Educação pelos Pares a partir de janeiro próximo. MUITOS SUCESSOS!

 

 

 

Associação APOIO – um protocolo que já dá frutos

Associação Apoio

 

A pedido da Associação Apoio, foi assinado protocolo de Parceria com a ESEL e iniciado o trabalho de colaboração com o GaVC através da dinamização de 2 ações de sensibilização sobre Quedas, mais vale prevenir!, enquadradas na comemoração do Dia Internacional do Idoso, uma dirigida aos utentes do Centro de Dia (24 de outubro) e outra para os familiares/cuidadores (19 novembro).

 

O GaVC alargando e diversificando a cooperação através de atividades pedagógicas e formativas, envolvendo a Comunidade, docentes e estudantes.

 

A contribuir para a DIVULGAÇÂO DE BOAS-PRÁTICAS.

 

 

A estimular o envolvimento cívico a partir da articulação com a  AAHSM.

Este protocolo, visa sensibilizar os estudantes, e a comunidade escolar em geral, para a prática de voluntariado e estimular o envolvimento cívico, em contexto hospitalar, este domínio com a AAHSM.

 

 

Novos parceiros e Novos âmbitos para VOLUNTARIADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria

 

 

Fundação Portuguesa de Cardiologia

 

 

 

O GaVC colaborou com o Dep. Enfermagem Médico-Cirúrgica no recrutamento de voluntários para a Festa do Coração, promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, no dia 1 de outubro.

 

A SENSIBILIZAR para a adoção de estilos de vida saudáveis e promoção da saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BUI do CAOJ Lisboa envolve os estudantes da ESEL

Estudantes, ex-alunas e uma docente da ESEL participaram, este ano letivo, nas Brigadas Universitárias de Intervenção (BUI) do CAOJ Lisboa, na Semana Europeia do Teste e em Ações de Informação e Aconselhamento aos Jovens. 

Pelo empenho e dedicação um grande Bem-Haja à Ana Melissas Carvalho, Beatriz Soares do Nascimento, Ecaterina Furtuna, Inês Pereira de Brito, Inês Simões, Joana Gonçalves Amaral Farias, Lara Sofia Fonseca Gugg, Laura Marmelo Pereira, Madalena Isabel Gonçalves Tomé, Marcia Sofia Félix, Maria João Rodrigues, Mariana dos Santos Baptista, Sara Coelho Brito, Inês Matos Frade, Tatiana Maria Machado Gomes e Profª Fátima Frade.

Uma vez mais a estudante Lara Gugg destacou-se no número de horas de voluntariado realizadas (72 horas).  

Parabéns! Todas fizeram a diferença neste trabalho de cooperação entre o GaVC e a FPCCSida.


Semana Europeia do Teste - Primavera 2022 – iniciativa FPCCSIDA em articulação com o GaVC/ESEL

No âmbito da parceria entre a ESEL e a Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a SIDA, e enquadrado na Semana Europeia do Teste - Primavera 2022 (16 a 23 de maio), o GaVC colaborou na dinamização de uma iniciativa de sensibilização:

dia 17 de maio, terça-feira, entre as 10h e as 13h, a equipa do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa, uma enfermeira e uma psicóloga, estiveram na ESEL, polo Calouste Gulbenkian (hall da residência) a dinamizar uma ação de partilha de informação sobre as diferentes infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) e formas de prevenção, com distribuição de material informativo/preventivo, e aconselhamento e realização de teste rápido para VIH, VHB, VHC e Sífilis (realizado gratuitamente, em espaço reservado para o efeito).

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

Juntos também no aconselhamento e orientação!

 

Estão abertas as inscrições para o próximo Programa U.DREAM Lisboa. 

na quinta-feira, dia 5 de maio, das 9h30m às 17h, a U.DREAM marcará presença na ESEL através da dinamização de uma banca interativa (hall de entrada do edifício escolar).

Os estudantes poderão aqui conhecer melhor o Programa, colocar as vossas questões, e avaliar interesse de participação no mesmo.

udream

MAIS INFORMAÇÔES:

A U.DREAM desenvolveu um programa de liderança social, com a duração de um semestre, que te vai dar a oportunidade de viver de perto os problemas da tua comunidade enquanto descobres como resolvê-los com o teu potencial.

O programa combina experiências de voluntariado, momentos de formação e transformação pessoal e a concretização de sonhos de pessoas da tua comunidade. Sim, vais concretizar sonhos a quem já não acredita que o mundo pode ser um sítio bonito de se estar. 

Só tens de estar disponível 4 horas por semana de Outubro a Dezembro de 2022, e se esse for o caso, inscreve-te em www.udream.pt e descobre que afinal, o melhor plano para mudar o mundo, és tu! 🤫

🎥🎬 Vídeo promocional e vídeo explicativo do programa.

📩☎️ Se tiveres alguma dúvida, contacta-nos por e-mail ou Whatsapp: recrutamento@udream.pt · 939 575 870

Juntos, por uma ESEL mais solidária!

 

Transforma Portugal – Novo ciclo de financiamento

O GaVC divulga e apoia a participação dos estudantes da ESEL na iniciativa Transforma Portugal (novo ciclo de financiamento) para apresentação de propostas de microprojectos de voluntariado.

As iniciativas deverão ser desenvolvidas em grupo (de pelo menos três estudantes do ensino superior, de uma ou várias instituições de ensino) e as ações devem responder aos problemas gerados em duas áreas específicas:
Categoria A - Apoio a crianças e jovens refugiados em Portugal;
Categoria B - Apoio a estudantes do ensino superior, em situação de vulnerabilidade.

As candidaturas aprovadas terão um apoio financeiro do programa Transforma Portugal até ao limite de 400€/projeto e decorrem até 30 de abril de 2022.

As equipas de estudantes da Escola interessadas em participar podem contar com o apoio do GaVC.

Continuamos juntos por uma ESEL mais solidária!

 

ESEL Solidária - Ucrânia

A ESEL, assente nos seus valores de responsabilidade individual e coletiva, cooperação, solidariedade e sentido humanitário, está a diligenciar alguns esforços institucionais, para apoio de forma direta ou indireta, à situação da Ucrânia.

Na continuidade de partilha de iniciativas solidárias em curso, para quem quer ajudar nesta fase, mas ainda procura uma forma de o fazer de acordo com a ajuda que pode dar, divulgamos abaixo algumas plataformas em funcionamento:

  • From Ukraine to Portugal - inclui lista de pontos de recolha de bens de apoio, possibilidade de oferecer alojamento, emprego, apoio legal, apoio psicológico
  • Solidary Bed - plataforma de ajuda para alojamento e emprego 
  • We Help UKraine - plataforma que permite disponibilizar diferentes tipos de apoio

Deixamos ainda o link para o Alto Comissariado para as Migrações - SOS Ucrânia, onde vai sendo atualizada informação sobre diferentes medidas de apoio disponíveis: https://www.acm.gov.pt/pt/-/sos-ucrania

Outras iniciativas de instituições parceiras e da comunidade que estão em curso

Campanhas de recolha de bens de primeira necessidade em Lisboa: 

  • Igreja de Arroios (Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, Rua Quirino da Fonseca, nº2 A, Freguesia de São Jorge de Arroios, até 4ª feira dia 2 de março, 17-22h).

Bens prioritários  solicitados

  • ALIMENTAÇÃO: água, sal, sopas de pacote, tostas, enlatados - atum, sardinhas, tomate - arroz, massa, leite em pacote, leite condensado, cereais, bolachas, fruta, pão de forma, queijos, frutos secos.  
  • MEDICAMENTOS e FARMÁCIA: analgésicos, antipiréticos, (Paracetamol, Ibuprofeno), pensos rápidos, compressas, adesivo e iodopovidona. 
  • OUTROS: fraldas, escovas e pasta de dentes, sabão, sabonete, shampoo, máscaras, toalhas, roupa quente, mantas, saco-cama, almofadas papel higiénico, detergente roupa e loiça. 

Junta de Freguesia da Ajuda, a iniciar dia 2 de março, mais informações: https://pt-pt.facebook.com/ajuda.juntadefreguesia  

Junta de Freguesia de Benfica, até dia 01 de março às 22h, mais informações: https://pt-pt.facebook.com/jfbenfica  

Junta de Freguesia da Misericórdia, dia 02 de março, das 9h às 20h, mais informações: https://www.facebook.com/juntadefreguesiadamisericordia/ 

Donativos:

 

Outras Ações desenvolvidas em 2022:  

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através do seu Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) organiza uma Formação Científica e Pedagógica destinada a estudantes do Ensino Superior, com o objetivo de intervenção no "Projeto Nacional de Educação pelos Pares" - PNEP - Sexualidade e Prevenção do VIH/SIDA em Escolas Básicas e Secundárias nas zonas de Lisboa e Oeiras.

Inclui:
Curso de Formação Científica | 10 de janeiro 2022 | Online 
Curso de Formação Pedagógica | 17 a 21 de janeiro 2022 | Online (apenas 1 manhã/tarde)

 
Inscrições AQUI | Formação Gratuita | Com Certificados
Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra A Sida” | CAOJ Lisboa
caoj.lisboa@gmail.com ou  213 540 000
http://www.fpccsida.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2404:2022-01-04-12-51-29&catid=1:noticias

    

 

Ações desenvolvidas em 2021:  

À conversa com quem muda o mundo - 13 dezembro  2021 18h online talk com U.DREAM
A sessão de sensibilização para o voluntariado pretendeu recrutar estudantes interessados em integrar um programa de impacto social, com início no próximo semestre, dirigido a quem queira fazer a diferença e dedicar algumas horas semanais a servir a comunidade envolvendo diferentes problemáticas sociais: idosos, crianças com patologias, projetos ambientais, pobreza, entre outros.
Pode ver aqui um exemplo do trabalho da U.DREAM. 

Vamos a isso ou vais fingir que não é nada contigo? 😉 
📩  www.udream.pt ; recrutamento@udream.pt · 939 575 870
És o melhor plano para mudar o mundo. 👊🌎💙

 

2º Encontro Nacional da Rede de Voluntariado

O 2.º Encontro da Rede de Voluntariado no Ensino Superior contou com a participação de 32 Instituições de Ensino Superior, tendo sido apresentados exemplos de boas práticas, experiências de voluntários e projetos desenvolvidos em todo o País. De entre os vários painéis, os “Desafios do voluntariado em pandemia pela COVID-19” foi um dos temas abordados. O GAVC fez-se representar e foi apresentado um testemunho da estudante Maria Rodrigues (3º ano) da ESEL.

 
O vídeo de transmissão do Encontro está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Agia4PpoJU0
 

 

 

Dia Internacional do Voluntariado

O GaVC assinalou o dia 5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado - partilhando o testemunho da estudante do 2º ano do CLE Lara Gugg, que recebeu a distinção de voluntária do ano 2020/2021 pela Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a Sida no âmbito da sua participação como voluntária no Projeto Nacional de Educação Pelos Pares Sexualidade e prevenção do VIH/SIDA. 

Parabéns Lara! E a Todos os voluntários!!!

 

 

“Campanha de recolha de alimentos"

O GaVC e os estudantes da UC "Serviço à Comunidade" dinamizaram, também este ano, a campanha de recolha de alimentos não perecíveis destinados às famílias apoiadas pela Refood Telheiras. 
A recolha de alimentos ESEL decorreu entre 19 de Novembro e dia 16 de Dezembro, nos 2 pólos da Escola.

A ESEL “teve lata” para ajudar!  

 

Cascais Jovem

O GaVC colaborou com a Cascais Jovem, no divulgação e recrutamento de estudantes da ESEL nos projetos:

  

 

Colaboração com a Associação Umbilical

A Associação Umbilical desenvolve o seu âmbito de ação na promoção do bem-estar emocional na gravidez e pós-parto.

O GaVC colaborou com esta associação de solidariedade social no envolvimento de estudantes voluntários da ESEL no Grupo de Trabalho “Apoio especializado em saúde mental perinatal”, que tem como principal objetivo identificar estruturas/equipas de apoio especializado no âmbito da saúde mental perinatal a nível nacional.

 

Concurso de ideias App Solidária

O GAVC alinhou na promoção e divulgação da iniciativa Concurso de ideias para o desenvolvimento de Aplicações Informáticas de apoio às missões das IPSS e do Voluntariado, uma iniciativa em parceria entre a Quatro Corações e a R-VES (da qual a ESEL é membro).  O desafio foi lançado aos estudantes da ESEL e teve acolhimento!

https://www.4coracoes.org/concursodeideias

 

Outros Projetos em curso

Dinamização e realização de atividades de estreitamento de contato com entidades parceiras e outras para articulação em projetos de voluntariado e de apoio comunitário, das quais destacamos:

Escola Soeiro Pereira Gomes, Alhandra, com o objetivo de realizar rastreios de avaliação à comunidade escolar.  Pretende-se consciencializar a comunidade para a importância do diagnóstico e análise da condição física e composição corporal, bem como estimular uma mudança de atitudes, quer nos níveis de prática desportiva, quer nos hábitos de vida saudável onde se incluem os cuidados com a alimentação – previsto para o envolvimento de estudantes da formação de base e pós-graduada.

Médicos do Mundo – A ESEL tem protocolo, desde 2020, com a MdM para articulação de projetos de intervenção comunitária junto de população em condições de vulnerabilidade social e de saúde.

Programa EUSOUDIGITAL, uma iniciativa inscrita no Plano de Ação de Transição Digital que pretende a mobilização e sensibilização do País para a importância da inclusão digital de adultos, assente na realização de sessões de capacitação de adultos em contexto familiar e/ou de relações de proximidade. O Programa envolve organizações públicas e privadas motivadas para contribuir para um Portugal mais inclusivo e participativo. A ESEL tem vindo a avaliar o interesse e possibilidade de se associar ao projeto EUSOUDIGITAL por intermédio da articulação com os nossos parceiros diretos e internamente na valorização dos nossos recursos humanos.

Reuniões diversas com a AEESEL, designadamente com o Departamento de Responsabilidade Social e Multiculturalidade permitindo o estreitamento da comunicação, tanto interna como externa da ESEL e o estabelecimento de contatos e aproximação dos estudantes (em particular da AEESEL) a entidades parceiras do GaVC
Os esforços conjuntos visam despertar o interesse dos estudantes e comunidade escolar para projetos solidários. Destacamos um exemplo da iniciativas “A troco de um sorriso…”, que contou com a participação do Dr. Hugo Martins, Presidente da VOXLisboa, instituição parceira GaVC.

Colaboração com o GAPE e reuniões de articulação com os representantes da Comissão Dinamizadora de Atividades de Integração aos Estudantes de Enfermagem (CDAIEE) com o objetivo de perspetivar a melhor articulação entre o GaVC e a Comissão reconhecendo a importância de, desde o início do curso, sensibilizar os estudantes para as causas sociais, de solidariedade e de envolvimento com os parceiros da comunidade.

As oportunidades proporcionadas pelo GaVC de participação em iniciativas de solidariedade tem tido uma recetividade bastante grande junto dos estudantes, razão pela qual continuamos empenhados em colaborar para que, possamos proporcionar aos futuros profissionais e na comunidade escolar um acolhimento “mais solidário”.

Estão em perspetiva e discussão diversas possibilidades de iniciativas, ajustadas tendo em conta a situação pandémica e os efeitos desta nas Populações consideradas mais vulneráveis.

 

 

Ações desenvolvidas em 2020:  

A Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA) através do seu Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) organiza uma Formação Científica e Pedagógica destinada a estudantes do Ensino Superior, com o objetivo de intervenção no "Projeto Nacional de Educação pelos Pares" - PNEP - Sexualidade e Prevenção do VIH/SIDA em Escolas Básicas e Secundárias nas zonas de Lisboa e Oeiras.

Inclui:

Curso de Formação Científica | 28 de novembro 2020 | Formação Online (Programa AQUI)

Curso de Formação Pedagógica | 3 de dezembro 2020 | Sede do CAOJ de Lisboa

Inscrições AQUI | Formação Gratuita | Com Certificados

 

No dia Internacional do Voluntariado 2020 o GaVC agradeceu aos Voluntários da ESEL
 

O Núcleo de Voluntariado e Cidadania assinala o Dia Internacional do Voluntariado - 5 de dezembro - com um agradecimento especial a todos os estudantes da ESEL que colaboraram, de forma Voluntária em iniciativas do Núcleo durante o ano letivo 2019/2020!

Num ano particularmente desafiante para todos, o papel dos voluntários torna-se ainda mais importante para a capacidade de resposta aos problemas da sociedade, contribuindo, numa lógica participativa, inclusiva e colaborativa, para a adaptação, inovação e transformação da comunidade que integramos.

Não podendo agradecer a todos pessoalmente, deixamos abaixo um agradecimento especial aos estudantes que integraram algumas das iniciativas dinamizadas.
 


 

"Vamos aquecer este Inverno"
 

A Campanha "Vamos Aquecer este Inverno" dinamizada, em dezembro passado, pelas estudantes da UC Serviço à Comunidade, em parceria com o Núcleo de Voluntariado e Cidadania ESEL e a Associação de Estudantes ESEL, FOI UM SUCESSO!!

Os bens doados já foram entregues aos Centros de Emergência para Pessoas em Situação de Sem Abrigo de Lisboa, e ao Centro Paroquial de Santa Maria de Belém, realçando a sua particular importância no período de frio intenso que estamos a atravessar.

A todos os que participaram das diferentes formas nesta campanha OBRIGADO!

Juntos, por uma ESEL mais solidária!
 

123