Fernanda Paula Santos Leal
Professor Adjunto
Departamento de Enfermagem Saúde Mental e Psiquiátrica
leal2@esel.pt
Formação Académica
Doutora em Enfermagem: Universidade Lisboa/ESEL
Mestre em Saúde Escolar: Faculdade de Medicina - Universidade Lisboa
Licenciada em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de S. João de
Deus, Évora
Mestre em Saúde Escolar: Faculdade de Medicina - Universidade Lisboa
Licenciada em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de S. João de
Deus, Évora
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
História e Epistemologia de Enfermagem, 1º ano, 1º semestre.
Relação e Comunicação em Enfermagem, 1º ano, 2º semestre.
Intervenção Cliente com Vulnerabilidade Acrescida, 2º ano, 2 semestre
Intervenção de Enfermagem à Família em Processo de Transição, 2º ano, 2º semestre
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Promoção e Prevenção em Saúde Mental 1º ano, 2º Semestre
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre
Produção Científica de Relevo
- Leal, P., Poeira, A., Mendes, D.A., Batalha, N., Franco, H., Nunes, L., Marques, F., Pađen, L., Stefaniak, M., Pérez-Perdomo, A. et al. (2024). Teaching and Learning Clinical Reasoning in Nursing Education: A Student Training Course. Healthcare 2024, 12. https://doi.org/10.3390/healthcare12121219
- Leal, P. & Lopes, M. (2021). “Discovery of School Nursing Adolescents Care, by Grounded Theory”. 1st Nursing Research Biennial (6th Congress on Nursing Research Of Ibero-american and Portuguese-speaking Countries; 2nd International Symposium on Evidence-based Health Care). Referência, suplemento ao n.º 6, Série V. ISSNe (electronic version):2182.2883, p.335.
- Leal, P. & Lopes, M. (2021). Enfermagem na Saúde Escolar, um Cuidado Promotor do bem-estar dos adolescentes. Proceedings of the International Congress of Health and Well-being Intervention – ICHWBI2021, Instituto Piaget Viseu. ISBN (e-book): 978-989-759-154-9
- Nunes, L., Leal, P., Inês, R. & Ramos, L. (2019). Integração da Investigação no Ensino (Ensino Research-Based), Experiência da Unidade Curricular de Investigação IV do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Livro Resumos 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | CNaPPES.19
- Carvalho, A., Amann, G., Almeida, C., Xavier, M., Santos, B., Pereira, F., Ladeiras, L., Lima, R., Lopes, I., Leal, P., Francisco, M. & Moita, M. (2019). Saúde Mental em Saúde Escolar: manual para a promoção de competências socioemocionais em meio escolar. DGS. ISBN 978-972-675-237-0.
- Carvalho, A., Almeida, C., Amann, G., Leal, P. et al (2017). Saúde Mental e Prevenção da violência. In F. Pereira e P. Cunha (Eds.), Referencial de Educação para a Saúde (pp. 14-29). Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação e Ministério da Saúde. Lisboa. ISBN 978-972-742-414-6.
- Amann, G., Monteiro, H. & Leal, P. (2015). Programa Nacional de Saúde Escolar. Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde. DGS, Lisboa. ISBN 978-972-675-227-1.
- Barbosa, L., Leal, P., Ramos, L. & Bicho F. (2014). 1º Estudo “Caminhos Saudáveis: Avaliação das Competências Relacionais de Ajuda de Estudantes de Enfermagem na Relação Terapêutica com Clientes”. In UI&DE e Lusodidacta (Eds.) Da Extensibilidade de Si à “Teoria Emergente da Prática”. Observatório de Desenvolvimento Humano e da Profissionalidade UI&DE. Loures, Lusodidacta (pp. 15-75). ISBN 978-989-8075-43-7.