Ana Inês Lourenço da Costa
Professora Adjunta
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
a.costa@esel.pt
Formação Académica
Curso de Licenciatura em Enfermagem – Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa
Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Produção Científica de Relevo
- da Costa, A. I. L., de Almeida Fonseca Rosa, M. d. L. J. M., & Diogo, P. M. J. (2024). Considering participant observation methods for nursing qualitative research. The Qualitative Report, 29(9), 2430-2439.
- Steven, A., Bernardes, R. A., Bianchi, M., Cornally, N., Costa, A. I., Pursio, K., Di Nitto, M., Zanini, M. & Luiking, M-L. (2024). Are we making the most of safe staffing research. Journal of Nursing Scholarship, 00, 1–5.
- Costa, A. I. (2022). História extraordinária guardada na minha memória. In L. Tonin & E. Caballero (Eds.), Milagre e Mistérios (p.67-74). Colorado: Editora Lotus. ISBN 978-0-578-38884-7.
- Lampreia, A., Santos, A. C. & Costa, A. I. (2022). Prevenção dos maus-tratos como medida de prevenção do neurodesenvolvimento. In: Conference Proceedings of the ICCA2022: International Conference on Childhood and Adolescence. p.78-80. Lisboa: EventQualia. ISBN 978-989-53545-2-8
- Freitas, B. H. B. M., Costa, A. I. L., Diogo, P. M. J. & Gaíva, M. A. M. (2021). O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência. Revista Gaúcha Enfermagem, 42(esp):e20200217.
- Diogo, P. M. J., Freitas, B. H. B. M., Costa, A. I. L. & Gaíva, M. A. M. (2021). Care in pediatric nursing from the perspective of emotions: from Nightingale to the present. Revista Brasileira Enfermagem, 74(4):e20200377.
- Diogo, P., Costa, A. I. & Almeida, T. (2020). Trabalho emocional em enfermagem: uma revisão scoping sobre os contextos de cuidados pediátricos. Pensar Enfermagem, 24 (2), 43-64.