Vanda Lopes da Costa Marques Pinto

Professor Coordenador
Departamento de Enfermagem de Reabilitação
vpinto@esel.pt
Formação Académica
Doutoramento em Enfermagem - Universidade Católica Portuguesa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Processo de Tomada de Decisão em Enfermagem, 2º ano, 2º semestre.
Ensino Clínico Cuidar de Clientes com Vulnerabilidade Acrescida e Famílias em Transição, 4º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Enfermagem de Reabilitação II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Opção II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Unidades Curriculares do Doutoramento que Leciona
Elaboração da Dissertação.
Produção Científica de Relevo
  • Pinto, Marques, V.; Seixas, M.; Silva, C.. 2017. "The Influence of habitus on sensory regulation". “Educação Inclusiva e Cidadania Democrática no Contexto Moçambicano”: International Congress of the Catholic University of Mozambique, III Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique, 22 of November, Beira (Mozambique): UCM nursing education: an experience with nursing students in the Munhava-Beira-Mozambique). In F. Canastra & F. C. José (Eds). Livro de Actas: Educação Inclusiva e Cidadania Democrática no Contexto Moçambicano (pp. 451-461).
  • Zagarra, G., Pinto, V. M., & Marques, F. M. (2017). A promoção da saúde pública na formação em enfermagem: uma experiência com estudantes de enfermagem no Bairro da Munhava-Beira-Moçambique (Public health promotion in nursing education: an experience with nursing students in the Munhava-Beira-Mozambique). In F. Canastra & F. C. José (Eds). Livro de Actas: Educação Inclusiva e Cidadania Democrática no Contexto Moçambicano (pp. 424-433).
  • Marques, F. M., Zagarra, G., & Pinto, V. M. (2017). Desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem através do método de aprendizagem baseada em problemas (problem based learning [PBL]) (Problem based-learning method importance in developing nursing undergraduate students’ skills). In F. Canastra & F. C. José (Eds). Livro de Actas: Educação Inclusiva e Cidadania Democrática no Contexto Moçambicano (pp. 434-445). 
  • Marques, F. M., Zagarra, G., & Pinto, V. M. (2015). A aprendizagem baseada em problemas na formação superior de enfermagem e os contributos para o pensamento crítico dos enfermeiros. Livro de actas: O Papel da Universidade no Processo de Pacificação, Reconciliação, Democratização e Desenvolvimento da Sociedade (p134-142).
  • Comunicação oral em painel, no 23º congresso nacional Medicina Geral Familiar / 18º encontro nacional de internos e jovens médicos de família 28 de setembro 2019.
  • Comunicação - Indicadores de avaliação do programa Ler + dá saúde. 2017-Conferência em Fórum aberto: Pinto, Marques V., M. Seixas M., Silva, C. (2017) CHLC H S José 7 de abril  - “O mal e o bem à face vêm” Centro hospitalar universitário de Lisboa central.
  • Conferencista em fórum aberto: Pinto, M V. preletora- Sistema límbico: conversas de boa convivência” CHLC H S José 24 de junho, 2016. Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.