Miguel Joaquim Nunes Serra

Professor Adjunto
Departamento de Enfermagem de Reabilitação
miguel.serra@esel.pt
Formação Académica
Licenciatura em Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian de Lisboa.
Licenciatura em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
Mestrado em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
Doutoramento em Educação - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Apreciação em Enfermagem, 2º ano, 1º semestre.
Formação e Desenvolvimento Profissional, 2º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Opção II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Supervisão Clínica, 1º ano, 2º semestre - Unidade Curricular do Tronco Comum dos Cursos de Mestrado.
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Produção Científica de Relevo
  • Serra, M. (2005). Aprender a ser doente. Loures: Lusociência.
  • Serra, M. (2007). Supervisão pedagógica de estudantes de enfermagem realizada por enfermeiros dos contextos de prática clínica. In: Mestrinho, M. (coord), Processos de formação na e para a prática de cuidados. Loures: Lusociência.
  • Serra, M. (2008). Admirável Mundo Novo – Representações sobre a Licenciatura em Enfermagem e a prática profissional em início de curso. Revista Portuguesa de Enfermagem, 14, 25-29.
  • Serra, M. (2010). O trabalho emocional do estudante de Enfermagem em Ensino Clínico. Revista Portuguesa de Enfermagem, 22, 41-47.
  • Serra, M. Ferrão, S. & Curado, M. (2013). Representações sociais e discriminação da pessoa idosa em estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. In: Mestrinho, M. & Antunes, L. (org), A investigação nos contextos de trabalho. Loures: Lusociência.
  • Serra, M. (2013). Aprender a ser Enfermeiro. Loures: Lusociência.
  • Veiga, J. & Serra, M. (2014). Aplicação do conceito de B-learning na formação inicial de enfermeiros: análise do desenvolvimento de uma unidade curricular. Indagatio Didactica, 6(1), 389-395.
  • Serra, M., Guerreiro, M., Vinagre, M., Silva, H. & d’Espiney, L. (2016). Estilos de Aprendizagem de Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem: Resultados Preliminares. In Miranda, L., Alves, P. & Morais, C. (Eds). Livro de Atas do VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, pp. 306-317. Bragança: Instituto Politécnico. 
  • Serra, M. (2016). Depois do CLE – A integração na vida ativa de recém licenciados em Enfermagem. In: Mestrinho, M. (coord), Formação e desenvolvimento profissional dos enfermeiros. Loures: Lusociência.