Entrevistámos a Professora Doutora Paula Diogo, coordenadora da Pós-Graduação de Cuidado Emocional em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, que falou sobre a importância do trabalho emocional em enfermagem pediátrica e apresentou a nova formação da ESEL.
Em que consiste e qual a relevância do trabalho emocional em enfermagem pediátrica?
O trabalho emocional em enfermagem pediátrica realça que a competência emocional é essencial para cuidar com empatia e compaixão, promover relações terapêuticas significativas e responder às necessidades emocionais dos clientes. Além disso, a regulação emocional do próprio enfermeiro, bem como a capacidade de criar um ambiente afetivo e seguro, são elementos centrais na qualidade dos cuidados.
Por isso, é preciso distinguir dois aspetos para atingir objetivos terapêuticos: o modo de lidar com as emoções expressas pelos clientes e o modo proativo de criar ambientes e contextos relacionais com determinada tonalidade afetiva.
O trabalho emocional em enfermagem pediátrica é definido como o uso intencional e terapêutico das emoções na relação de cuidados, com o objetivo de promover bem-estar e aliviar o sofrimento, e visando um cuidado humanizado e emocionalmente sensível.
Na atualidade, a sociedade apela à literacia e à educação emocional face ao crescente reconhecimento da implicação das emoções no equilíbrio mente-corpo-espírito, no bem-estar e na saúde das pessoas. Em conformidade, os enfermeiros de saúde infantil e pediátrica procuram incrementar conhecimentos, habilidades e estratégias na esfera de ação emocional recorrendo a formações de diferentes modalidades.
De que forma pode a ESEL responder a essas necessidades?
A ESEL, alinhada com o interesse crescente de enfermeiros, docentes e investigadores sobre a área das emoções em saúde, proporciona este curso pioneiro e inovador que confere Diploma de Pós-Graduação, com 30 ECTS e em modalidade b-Learning (maioritariamente online; apenas 15 horas presenciais). A equipa pedagógica será subsidiada por formadores proeminentes no estudo das emoções em saúde e por enfermeiros da área clínica, para enriquecer o curso com a partilha de saberes e experiências.
O Curso de Pós-Graduação de Cuidado Emocional em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, acreditado pela Ordem dos Enfermeiros para efeitos de qualificação profissional, com atribuição de 3,5 Créditos de Desenvolvimento Profissional, visa dar resposta às necessidades de formação sobre a dimensão emocional da prática de enfermagem e a competência emocional dos enfermeiros que cuidam de crianças e jovens e suas famílias.
Finalidade: consolidar competências que assegurem a prestação de cuidados emocionalmente sensíveis à criança, ao jovem e suas famílias, em diferentes estádios de desenvolvimento e situações de saúde-doença, e em diversos contextos de cuidados.
Objetivos: incrementar conhecimentos científicos sobre emoções, saúde e desenvolvimento humano, numa abordagem holística e integral; aprofundar os referenciais teóricos sobre humanização e dimensão emocional em enfermagem de saúde infantil e pediátrica; desenvolver estratégias de gestão emocional focadas no cliente pediátrico (a pessoa cuidada), no enfermeiro (a pessoa que cuida) e na relação enfermeiro-cliente; e analisar a aplicabilidade do Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica em diferentes contextos de cuidados de saúde primários e diferenciados.
Quais são as unidades curriculares?
UC Emoções, Saúde e Desenvolvimento Humano (6 ECTS), UC Cuidado Humano e Dimensão Emocional da Enfermagem (5 ECTS), UC Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica (6 ECTS), UC Estratégias de Gestão Emocional dos Enfermeiros (7 ECTS) e UC Aplicabilidade do Trabalho Emocional em Contextos de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (6 ECTS).