Paulo Jorge Marcos Cruchinho

Professor Adjunto
Departamento de Gestão em Enfermagem
pjcruchinho@esel.pt
Formação Académica
Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Gestão em Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
Curso de Formação Avançada em Tratamento Estatístico de Dados Quantitativos - Universidade Católica Portuguesa.
Curso de Formação Avançada em Enfermagem - Universidade de Lisboa.
Curso de Formação Avançada em Sistemas de Informação - Universidade de Évora.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Aprender ao Longo da Vida, 1º ano, 1º semestre.
Gestão e Organização de Cuidados de Enfermagem, 2º ano, 1º semestre.
Opção - Empreendedorismo em Enfermagem, 2º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Cuidar de Clientes com Vulnerabilidade Acrescida e Famílias em Transição, 4º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Produção Científica de Relevo
  • Cruchinho, P. (2018). Being an advocate of patients with risk for compromised human dignity: Barriers and faciliators to nursing students. In O. Helga, T. Alexandra, S. Borges, J. Fernandes, & J. Gomes (Eds.), 15a Conferência Internacional de Investigação em Enfermagem: A Saúde como um Direito Humano. Da Investigação à Liderança e Inovação Clínica! (pp. 64–65). Lisboa: Associação Portuguesa de Enfermeiros. Acessível em https://journaldedados.files.wordpress.com/2019/06/ebook-15c2aa-ciie.pdf.
  • Cruchinho, P. (2018). Didática de segurança para estudantes de enfermagem em ensino clínico: Processo e resultados esperados da ficha de terapêutica farmacológica. In M. J. Costa, F. Vieira, R. Oliveira, R. Lima, T. Freire, F. Remião, … D. Mesquita (Eds.), CNaPPES 2018 5o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 254–259). Braga: Universidade do Minho: Acessível em https://app.box.com/file/456387164715.
  • Cruchinho, P. (2018). Desarrollo del juicio clínico y el aprendizaje basado en la CIPE®. Parainfo Digital, XII(28), 1–3. Acessível em http://www.index-f.com/para/n28/pdf/e190.pdf.
  • Cruchinho, P. (2019). Dor como causa de desconforto na resistividade aos cuidados das pessoas com demência: Desenvolvimento de um algoritmo de avaliação. In Livro do 17º Convénio Astor (p. 8). Lisboa: Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.
  • Cruchinho, P. (2019). El uso del Elderspeak en la comunicación con los ancianos: Revisión sistemática sobre el estado de arte. Parainfo Digital, XIII(30), 1–4. Acessível em http://ciberindex.com/index.php/pd/article/view/e30109.
  • Cruchinho, P. (2020). Promoción de la toma de decisión clínica de los estudiantes de enfermería: ¿Qué estrategias? In A. Díaz-Román & A. Carneiro-Barrera (Eds.), XVI Foro internacional sobre la evaluación de la calidad de la investigación y de la educación superior (FECIES). Santiago de Compostela, 29-31 de Mayo de 2019 (pp. 273–278). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). Acessível em  https://www.fecies17.com/libro-de-capitulos.
  • Cruchinho, P. (2008). Modelo das 10 etapas: Um modelo para o desenvolvimento das competências do processo de enfermagem baseado na utilização dos instrumentos básicos de enfermagem. Revista Percursos, 12(2). Acessível em http://web.ess.ips.pt/Percursos/pdfs/Revista_Percursos_12.pdf
  • Nunes, L., Martins, L., Freitas, A. Cruchinho, P. (2007). Uma matriz de competências para a licenciatura em enfermagem. Revista Percursos, 2(6), p. 1- 64.
    Acessível em http://web.ess.ips.pt/Percursos/pdfs/separata_percursos_julho_setembro07.pdf