Plano de Estudos

O programa de doutoramento compreende 2 fases:
1ª fase:  Curso de Formação Avançada, com a duração de 2 semestres, significando uma carga de trabalho do estudante correspondente a 60 ECTS;
2ª fase: Elaboração da tese de doutoramento, sua discussão e aprovação, correspondente a 120 ECTS.

Unidades curriculares obrigatórias do Curso de Formação Avançada: 


Investigação em enfermagem (15 ECTS)
Coordenação: Professora Doutora Maria Adriana Henriques
A Unidade tem como objetivo fundamentar opções relativamente ao projeto de tese, com base na análise de diversas posições teóricas e metodológicas que marcam a investigação em enfermagem. Serão analisadas questões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas. Está prevista a intervenção docente de diversos especialistas nacionais e estrangeiros.


Enfermagem avançada (15 ECTS)
Coordenação: Professora Doutora Célia Oliveira
A Unidade tem como objetivo analisar em profundidade questões emergentes, no âmbito da enfermagem e dos cuidados de saúde, selecionadas pela sua atualidade, tais como a problemática da pessoa idosa, da pessoa com doença crónica ou em fim de vida e os desafios da gestão da qualidade total. Está prevista a intervenção docente de diversos especialistas nacionais e estrangeiros.


Projeto (20 ECTS)
Coordenação: Professora Doutora Maria Antónia Rebelo Botelho 
O Seminário tem como objetivo ajudar os doutorandos a formularem o seu projeto de tese, do ponto de vista da definição do “objeto de estudo” e das opções teóricas e metodológicas. Será organizado em duas modalidades distintas: por um lado seminários; por outro lado “regime de tutoria”. Está prevista a intervenção professores nacionais e estrangeiros, no sentido de apresentarem as grandes linhas atuais da investigação em Enfermagem.


Opção (10 ECTS)
Serão indicadas posteriormente as possibilidades de oferta, de entre seminários organizados por Escolas da Universidade de Lisboa ou outras atividades.

Despacho nº 6061/2014 - Alteração de Ciclo de Estudos:

https://dre.pt/application/conteudo/25708919