Matrícula/inscrição -4 de junho de 2025
- Candidatas/os através do regime de Mudança de Par Instituição/Curso: Irá receber na caixa de mail indicada na sua candidatura informações sobre as plataformas a que deve aceder e os dados necessários para criação de utilizador que permitirá efetuar a matrícula on-line.
Poderá consultar o vídeo tutorial em: Criar Conta Esel
- Candidatas/os através do Regime de Reingresso: Caso já não tenha acesso às credenciais de acesso, deverá recuperar a sua palavra passe através do link: https://id.esel.pt
A matrícula/inscrição no curso de Licenciatura está condicionada ao pagamento prévio dos seguintes valores:
- Taxa de matrícula: 30,50 € (Licenciatura);
- 1ª prestação da propina: 69,70€ - (a calendarização do pagamento das restantes prestações de propina encontra-se disponível em: https://www.esel.pt/sites/default/files/Aviso_27_PRES_Valor%20de%20Propina%20e%20de%20unidade%20curricular%20Isolada%201%C2%BA%20ciclo%202026.pdf );
- Seguro escolar: 12,00€.
Para o efeito deve aceder à secretaria virtual >Login > Matrículas/inscrições > Pagamento.
Poderá consultar o vídeo de apoio em: https://youtu.be/_SnIv_xdpvw
IMPORTANTE:
- Poderá haver delays no processamento dos pagamentos (da responsabilidade da SIBS), pelo que a verificação do pagamento deve ocorrer 30 minutos depois.
- Caso os valores pagos continuem em débito, deverá contactar o suporte informático para suporte@esel.pt e reportar a situação anexando para o efeito o comprovativo de pagamento.
- Após as 20h00 do dia 4 de junho não será possível efetuar a pré-inscrição e gerar os respetivos dados para pagamento, ficando assim impossibilitada/o de realizar a sua inscrição no curso (3º passo do processo de inscrição).
- 3º passo - Inscrições: ON-LINE das 10h00 até às 23h59 do dia 4 de junho
Após efetuar o pagamento dos valores acima indicados, reúne condições para prosseguir com o processo de inscrição, devendo ter consigo a seguinte documentação:
- Foto tipo passe em formato “jpg” (sem óculos escuros);
- Cartão do Cidadão;
- IBAN;
- Boletim de Vacinas;
Poderá consultar o vídeo de apoio em: https://youtu.be/h2xWnt1romQ
IMPORTANTE!
- Não são autorizadas quaisquer permutas ou mudanças de turma;
- As/Os estudantes que não realizem a sua inscrição na data-limite (23h59 do dia 04 de junho), terão de solicitar autorização para inscrição fora de prazo.
No caso de o pedido ser autorizado, para fazerem a matrícula/inscrição deverão deslocar-se à ESEL – polo Calouste Gulbenkian, para fazer o preenchimento dos dados no sistema de gestão académica, ficando ainda sujeitos ao pagamento de sobretaxa de matrícula previsto no ponto 9.1 da Tabela de Emolumentos em vigor;
- Para efeitos de pedido de:
- Creditação da formação académica anterior e/ou da formação/experiência profissional, opcional no caso das/os candidatas/os do regime de mudança de par instituição curso;
- Plano de prosseguimento de estudos, pedido de carácter obrigatório no caso das/os estudantes de reingressos;
Estes são efetuados pela/o estudante impreterivelmente, até 10 dias úteis após a matrícula/inscrição, através da Secretaria Virtual em: Login > Atividades Letivas > Creditações a Unidades Curriculares, nos termos do Regulamento de creditação de experiências profissionais e formações anteriores, aplicável a partir do ano letivo 2025/2026 (inclusive);
CONCURSO
Listas e Atas:
- Lista definitiva dos resultados de seriação de reingresso
- Lista definitiva dos resultados de seriação de mudança de par/instituição
- Lista de rejeição liminar
- Lista provisória de reingresso
- Lista provisória mudança de par instituição/curso no ensino superior
- Atas
Abertura de Concurso
ANEXO I
Informa-se que os prazos de candidatura, afixação dos resultados da seriação, seleção, reclamações, matrícula e inscrição, relativamente ao concurso ao abrigo dos regimes de reingresso e de mudança de par instituição / curso no Ensino Superior - 2025/2026, são os que constam do quadro seguinte:
PROCEDIMENTOS |
PRAZO |
|||
Início |
FINAL |
|||
Afixação do Edital de Candidatura |
18/03/2025 |
|||
Candidaturas exclusivamente online |
24/03/2025 |
24/04/2025 |
||
Publicação da Lista de Rejeição Liminar |
09/05/2025 |
|||
Publicação das Listas Provisórias dos Resultados de Seriação e Seleção |
09/05/2025 |
|||
Prazo de Reclamações |
12/05/2025 |
23/05/2025 |
||
Publicação das Listas Definitivas Homologadas das/os Candidatas/os Admitidas/os |
30/05/2025 |
|||
Formalização da Matrícula e Inscrição online |
04/06/2025 |
|||
Confirmação da Matrícula – Entrega da documentação “cópia conforme original” |
Em data a definir |