Apresentação

O Programa de Doutoramento em Enfermagem (PDE) funciona desde 2004 na Universidade de Lisboa (UL). Este Programa resulta de uma parceria entre a UL e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e rege-se por um Protocolo entre as duas instituições. O curso de doutoramento encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) desde dezembro de 2011.


O Doutoramento em Enfermagem representa uma oferta pedagógica inovadora que associa um conjunto alargado de docentes e investigadores provenientes de diferentes Escolas da UL (Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina Dentária, Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) e da ESEL, constituindo-se como uma oportunidade de criação de um espaço de diálogo entre saberes.


O objetivo fundamental do Doutoramento em Enfermagem é a formação científica de investigadores capazes de produzir conhecimento novo que contribua para o avanço ontológico, epistemológico e metodológico da área disciplinar Enfermagem. É esperado o desenvolvimento de capacidades de liderança e de produção científica, especialmente no âmbito do contributo específico dos enfermeiros na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, através da capacitação das pessoas e grupos para gerirem as suas atividades de vida. A cooperação estreita com as áreas das ciências sociais e humanas e da saúde concorre para uma formação alargada promotora do diálogo transdisciplinar.


De acordo com os Princípios de Salzburgo (2005), os estudantes de doutoramento são estimulados a usar o apoio de vários centros de investigação da Universidade de Lisboa, bem como a Unidade de Investigação e desenvolvimento em Enfermagem (ui&de) da ESEL.


O curso de doutoramento compreende duas fases.  A 1.º fase corresponde ao curso de formação avançada que integra 4 unidades curriculares que totalizam 60 créditos ECTS. A segunda compreende a elaboração da tese que totaliza 120 ECTS. O programa de doutoramento dá prioridade à área de investigação - compreensão e efetividade dos cuidados de enfermagem – para o estudo da experiência vivida de situações de saúde e de processos de cuidados e para o estudo de intervenções de enfermagem.


O Doutoramento em Enfermagem tem desde 2004 uma politica para a internacionalização em dois domínios: ensino e investigação. No domínio do ensino, através do intercâmbio de docentes/investigadores/estudantes com Universidades da Europa e EUA e da European Academy of Nursing Science (EANS).  Regularmente, professores estrangeiros participam no Curso de Formação Avançada, na orientação de teses e júris de doutoramento e na mobilidade de estudantes de doutoramento. No domínio da investigação, através do Encontro Internacional de Doutorandos da UL e de parcerias com/participação em projetos de investigação internacionais e na publicação de artigos científicos em colaboração.

Informações:

Secretariado do Doutoramento em Enfermagem
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Av. D. João II, Lote 4.69.01
1990-096 Lisboa
Tlf: 218 912 200
email: doutoramento@esel.pt 

Contactos para efeitos de candidatura
Departamento de Assuntos Académicos
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-004 Lisboa
email: enfermagem@reitoria.ulisboa.pt 

1