Serviços


Política de Utilização Aceitável da Rede  | AUP (Acceptable Use Policy) 
Políticas de segurança instituídas na ESEL, que permitem definir responsabilidades, utilizações permitidas e procedimentos de atuação por parte dos vários tipos de utilizadores.
 

Alteração/Recuperação de Palavra-passe (https://id.esel.pt)

Este serviço permite, a partir de um único local, fazer a gestão da sua conta Campus. Pode fazer a alteração da palavra-passe, válida para aceder a todos os serviços (palavra-passe única).

Manual de Recuperação de Palavra-passe

Manual de Alteração de Palavra-passe

 

Portal Institucional (https://www.esel.pt)

Através do portal é possível consultar informação relativa à Escola, Centro de Documentação, Serviços e outras unidades, bem como informar-se de todos os eventos académicos e científicos, culturais e desportivos a terem lugar dentro do campus.

Manual de Acesso à Área Reservada no Portal da ESEL



Portal Académico (https://academicos.esel.pt)

No portal académico, alunos, docentes e funcionários podem ter acesso a serviços de secretaria virtual relacionados com a sua actividade académica (consulta de informação, requisições on-line, entre outras).

Manual de Autenticação no Portal Académico



Portal de eLearning (https://elearning.esel.pt)

O sistema de eLearning da ESEL é uma plataforma que permite aos alunos interagir com o corpo docente e com os colegas e aceder a conteúdos académicos nas áreas de estudo designadas.

Manual de Autenticação no Blackboard

 

Correio Eletrónico

O acesso ao correio eletrónico institucional de docentes e funcionários é efetuado no portal https://outlook.office.com, devendo fornecer as suas credenciais ESEL (formato utilizador@esel.pt). Os docentes e funcionários usufruem de uma quota de armazenamento de 50GB. No e-mail institucional, irá receber todas as comunicações oficiais. Deve ser consultado com frequência.

Manual de Autenticação no Portal do Outlook (Email Institucional)

 

O acesso ao correio eletrónico institucional dos alunos é efetuado no portal https://mail.google.com, devendo fornecer o endereço com o seguinte formato (utilizador@campus.esel.pt). Os alunos usufruem de uma quota de armazenamento de 5GB. Esta conta de e-mail será o seu e-mail institucional, através do qual receberá comunicações da Faculdade.

A Google disponibiliza aos utilizadores da ESEL a “Google Suite For Education” que é um pacote de aplicações associadas às contas Campus (formato de endereço utilizador@campus.esel.pt). Incluí caixa de correio (Gmail), Google Drive e Google Docs.

Manual de Autenticação no E-mail Institucional Campus (Mail Google)

 

Acesso VPN

O serviço de VPN (Virtual Private Network) permite aos utilizadores da ESEL acederem de forma segura a recursos que só estão disponíveis na rede privada, independente da sua localização (por exemplo consultar as bases de dados do conhecimento).

Manual de Configuração VPN ESEL (Windows 10)

Manual de Configuração VPN ESEL (MAC OS)

 

Rede wireless (Eduroam)

A ESEL integra o projeto Eduroam (Education Roaming), que tem como objetivo disponibilizar acesso Wi-Fi ininterrupto, seguro e gratuito à Comunidade Académica da ESEL e a utilizadores de outras instituições de Ensino Superior e de investigação (entidades participantes do projeto).

Este serviço permite o roaming de utilizadores de forma segura entre diferentes instituições de Ensino Superior e de investigação.

Os utilizadores da ESEL podem usar as suas credenciais para aceder à rede Eduroam de outras instituições de Ensino Superior (deverão introduzir o sufixo @esel.pt na configuração da ligação à rede Eduroam). Autenticação: <Nome de Utilizador>@esel.pt

Manual Eduroam (Rede Wireless) - Windows 10

Manual Eduroam (Rede Wireless) - mac OS

 

Serviço Educast (https://educast.fccn.pt)
 
O educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição de conteúdos simples, que adquirimos e utilizamos em parceria com a FCCN,  podendo ser usado para a disponibilização de aulas ou de outros conteúdos de formação. Para além das vantagens que trará para os actuais estudantes da ESEL, estamos certos que a utilização concomitante deste recurso com o portal Blackboard permitirá ofertas formativas inovadoras, que abrirão a Escola a novos públicos.

Manual de Procedimentos para agendamento de utilização do Kit Educast

Manual de Utilização para Upload de gravações



Microsoft Office 365 (https://portal.office.com)

É disponibilizada a toda a Comunidade Académica da ESEL a instalação gratuita da suite de aplicações do Office 365 (Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Access, Publisher, Outlook, Skype e OneDrive). Cada utilizador pode instalar as aplicações do Office em diferentes dispositivos – até um limite máximo de 5 dispositivos.

Para realizar o download da suite de aplicações no portal do Office 365 (https://portal.office.com), deve utilizar as suas credenciais ESEL (formato: <Nome de Utilizador>@esel.pt), ou para usufruir da versão web de um conjunto de aplicações de colaboração e de produtividade da Microsoft.

Manual de Instalação da suite de aplicações do Office 365

 

Microsoft Teams (https://teams.microsoft.com)

Microsoft Teams é uma plataforma de colaboração que permite aos docentes da ESEL trabalharem com as suas turmas, de forma remota, seguindo o planeamento das suas aulas presenciais.

Autenticação:

  • <Nome de utilizador>@esel.pt
  • Password (introduzir a password da conta Campus)

Manual de Autenticação - Microsoft Teams

 

Colibri Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/)

Serviço destinado à comunidade da ESEL, para a realização de reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutorias.

Autenticação:

  • Escolher a opção “Efetuar Login com SSO”
  • No campo "Domínio da Empresa" introduzir: videoconf-colibri
  • Indicar a instituição a que pertence: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  • Introduzir Nome de Utilizador e Password (inserir a password da conta Campus)

Manual de Autenticação Federada - Colibri Zoom

Observações:

  • Aconselhamos, antes do início de cada sessão, verificar se a conta ainda está licenciada/PRO;
  • Um longo período de inatividade no Zoom pode resultar na substituição da conta licenciada/PRO por Básica. Necessitando de terminar sessão e voltar a autenticar-se para que lhe seja atribuída nova licença Licenciada/PRO.

 

Portal do Colaborador myGIAF (https://mygiaf.esel.pt)
O portal do colaborador foi implementado numa lógica Self-Service, orientado aos colaboradores (funcionários e docentes) da ESEL. Utilizado por exemplo para agendamento de férias, justificação de faltas e gestão de informação pessoal e profissional.

Manual de Autenticação no Portal do Colaborador myGIAF

 

Partilha
É disponibilizado espaço no sistema de ficheiros da ESEL para armazenar os ficheiros dos utilizadores (alunos, docentes e funcionários) ou de grupos de utilizadores (área partilhada). Este serviço permite que os ficheiros armazenados no servidor possam ser acedidos pelos utilizadores autorizados, como se de ficheiros locais se tratassem.

Manual de Acesso à Partilha