As despedidas nem sempre são fáceis, mas quando acompanhadas de emoção e sorrisos, como no passado dia 4 de julho, é sinal de que aquilo que deixámos para trás valeu a pena ser vivido.
Na Cerimónia de Formatura do Curso de Licenciatura em Enfermagem 2021–2025, as famílias e a comunidade académica partilharam um momento único de celebração e reconhecimento.
No Polo Calouste Gulbenkian, tomaram a palavra: a Presidente da ESEL, Professora Doutora Patrícia Silva Pereira; a Presidente da Associação de Estudantes, estudante Beatriz Pereira; o representante do CLE 2021–2025, estudante Bernardo Gonçalves; os padrinhos dos finalistas, Professora Anabela Mendes e Professor José Falé; e a Comissão Organizadora de Finalistas, representada pelos estudantes Bruno Leite, Carolina Albuquerque, Mariana Azevedo e Rita Garcez.
Os discursos evocaram memórias dos últimos quatro anos — uma etapa transformadora na vida das/os estudantes. Para alguns, os melhores anos das suas vidas!
Foram os padrinhos quem chamaram, um a um, as/os nossas/os finalistas ao palco, para lhes entregarem as insígnias e os diplomas, num momento em que também foram recebidos pela Presidente da ESEL e pelas Vice-Presidentes, Professoras Graça Melo e Odete Lemos e Sousa.
Homenageámos, assim, cada finalista, que tanto nos inspira e orgulha.
Seguiu-se a atuação da Tuna de Enfermagem de Lisboa, que nos brindou com mais um momento memorável. A arte eleva todas as celebrações — e a vossa, tão bela e significativa, não poderia faltar.
Também os estudantes do 1.º ano participaram de forma especial, com uma música escrita para a ocasião. Conseguiram emocionar-nos e colorir ainda mais esta cerimónia.
Naturalmente, não faltaram as Serenatas e o Grito Académico: para a Enfermagem, "tudo"! Como nesses momentos, queremos que as vossas vozes continuem a fazer-se ouvir. Fora destes muros, mostrem ao mundo que somos feitos de rigor, curiosidade, empatia, resiliência e integridade.
Terminámos com a tradicional Queima das Fitas e, talvez, com mais saudade do que no início do dia. Mas saibam que a ESEL será sempre a casa à qual podem regressar. Não se esqueçam: somos família, somos ESEL!
Muitos parabéns e boa sorte, finalistas! Chegou o momento de voarem ainda mais alto.
Continuem a deixar-nos orgulhosos.