Está disponível a candidatura ao curso de curta duração "Enfermeiro(a) Gestor(a) de Caso para pessoas em situação de cronicidade complexa", uma formação com 2 ECTS, totalmente online, realizada em parceria com a Portuguese Association for Integrated Care – PAFIC.
Esta microcredencial surge da necessidade de repensar o modelo tradicional de cuidados de saúde, que se baseia em respostas episódicas e fragmentadas, para dar lugar a uma abordagem integrada, centrada na pessoa e sustentável. A crescente prevalência de doenças crónicas complexas em todas as fases da vida, o envelhecimento progressivo da população, a prevalência de multimorbidade, a polifarmácia e a perda de autonomia deram origem a novas necessidades na sociedade. As pessoas com doenças crónicas complexas necessitam de cuidados profissionais individualizados e coordenados que considerem a evolução da doença, as transições e as preferências.
A gestão de caso é utilizada para promover uma melhor coordenação dos serviços de saúde e permitir um maior acesso a todas as populações. Otimiza os recursos disponíveis, melhora a comunicação entre os profissionais de saúde, os doentes e as suas famílias, e eleva a qualidade dos cuidados.
Trata-se de mais uma oferta formativa da ESEL no âmbito do projeto MedTechNEXT, financiado pelo PRR.
Para informações detalhadas sobre este e outros cursos, consulte a página das microcredenciais.