Nos dias 8 e 9 de maio, decorreu o “2.º Seminário de Enfermagem de Saúde Mental: Lisboa 2025 – Transformar práticas em saúde mental: Modelos de cuidados na comunidade”, um evento que reuniu cerca de 120 participantes, entre profissionais e estudantes da área.
O primeiro dia foi dedicado a workshops sobre intervenções terapêuticas em Enfermagem de Saúde Mental, e contou com a apresentação de cerca de 40 comunicações científicas (posters e comunicações orais) alinhadas com a temática do evento.
O segundo dia teve lugar no auditório do Polo AR da ESEL e contou com a presença de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, outros profissionais de várias áreas, bem como estudantes dos três ciclos de estudo da ESEL.
O foco esteve nos cuidados na comunidade, com destaque para projetos de intervenção comunitária e hospitalização domiciliária. Um dos momentos altos foi a participação do Professor David Giménez Díez, da Universitat Autónoma de Barcelona (UAB) e investigador no grupo GRIVIS, que partilhou experiências e investigações desenvolvidas.
O seminário contou com a presença de peritos nacionais e internacionais, promovendo um espaço de reflexão e partilha de saberes sobre os desafios atuais da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
O sucesso da iniciativa reforça a importância de dar continuidade a este espaço de encontro e aprendizagem — já se antecipa uma nova edição em resposta às necessidades dos profissionais e estudantes da área.