Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

No próximo dia 14 de outubro comemora-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, sob o mote internacional “Comunidades compassivas: Junt@s pelos Cuidados Paliativos

Os cuidados paliativos são cuidados de saúde holísticos e ativos, destinados a pessoas de todas as idades em sofrimento decorrente de doença grave, crónica, complexa, progressiva e suas famílias/cuidadores. Procuram melhorar a qualidade de vida da pessoa doente, das suas famílias/cuidadores, através da prevenção e alívio do sofrimento, com recurso à identificação precoce, diagnóstico e tratamento adequado de sintomas físicos, psicológicos, sociais ou espirituais, incluindo o apoio à família/cuidadores na prevenção e intervenção nas crises, na capacitação e apoio no luto (PEDCP, 2021-2022).

Estes cuidados deverão ser integrados precoce e atempadamente na trajetória da doença geradora de sofrimento, idealmente desde o diagnóstico e não apenas no final da vida (WHPCA, 2023).

Em Portugal somente 30% da população com necessidades paliativas tem acesso a estes cuidados (OPCP, 2020). É urgente garantir o acesso equitativo a estes cuidados a todas as pessoas que deles necessitam. Para tal é essencial que os sistemas de saúde disponham de profissionais de saúde com formação e treino que assegurem cuidados paliativos de qualidade.

A ESEL quer contribuir para a concretização desta meta, disponibilizando a todos os interessados o mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação paliativa.

A ESEL alia-se à comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, na promoção deste direito humano fundamental – Acesso atempado a Cuidados Paliativos para todos os que deles necessitam.

pHOTO