Tânia Alexandra De Almeida Martins De Almeida E Silva

Professora Adjunta
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
tania-almeida@esel.pt
Formação Académica
Licenciatura em Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo
Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Universidade Católica Portuguesa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Intervenção de Enfermagem ao Cliente com Doença Aguda e/ou Crónica, 2º ano, 2º semestre.
Ensino Clínico Apreciação à Tomada de Decisão em Enfermagem, 3º ano, 1º semestre
Ensino Clínico Apreciação à Intervenção em Enfermagem, 3º ano, 2º semestre.
Ensino Clínico Cuidar de Clientes com Vulnerabilidade Acrescida e Famílias em Transição, 4º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Tendências e Modelos de Intervenção em Enfermagem da Criança e do Jovem, 1º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Produção Científica de Relevo
  • Diogo, P. M. J. & Sousa, M. O. C. L., Rodrigues, J. R. G. V., Silva, T., A., A., M., A. & Santos, M., L. F. (2021).  Emotional labor of nurses in the front line against the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm. 74 (Suppl 1):e20200660. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0660.
  • Almeida, T., Diogo, P., Rodrigues, L. & Vilelas, J (2014). Medos das crianças dos 6-12 anos em contexto de urgência pediátrica: O enfermeiro enquanto gestor emocional. Revista de Enfermagem de Referência. Série IV (suplemento ao n.º 2), p. 676.
  • Diogo, P., Sousa, O., Rodrigues, J., Santos, M., Almeida, T. (2022). Trabalho emocional dos enfermeiros no cuidado à pessoa com COVID-19: contributos para o desenvolvimento da práxis de Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros. ISBN: 978-989-8444-58-5.
  • Almeida, T.  Costa, I., & Diogo, P. (2020). Trabalho emocional em enfermagem: Uma revisão scoping sobre os contextos de cuidados pediátricos. Pensar Enfermagem, 24(2),43-64.
  • Almeida, T. (2020) “O Processo de Gestão Emocional do Enfermeiro, que presta cuidados, em Ajuda Humanitária Internacional: Projeto de Doutoramento” (pp.21). in Diogo, P. Barros, L. 2.as Jornadas “Emoções em Saúde” – UI&DE/ESEL com o tema Emoções, Afeto e Promoção da Saúde” – Livro de Resumos. Lisboa, 1ª edição: julho 2020. ISBN: 978-989-54169-5-0
  • Diogo, P., Sousa, M. O., Rodrigues, J., Rodrigues, L., & Almeida, T. (2020). Cuidar da criança com condição crônica e de sua família: competência emocional dos enfermeiros pediatras. In Associação Brasileira de Enfermagem, Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Myriam Aparecida Mandetta (orgs.). PROENF programa de atualização em enfermagem: saúde da criança e do adolescente: ciclo 15 (p. 81-117). Artemed Panamericana.
  • Lucas, I., Vilelas, J., Xavier, S., Diogo, P., Almeida, T., Caeiro, MJ., & Fonseca, R. (2017). Gestão emocional e comportamentos de risco no adolescente: intervenção do enfermeiro em educação para a saúde [Emotional management and risk behaviors in the adolescent: intervention of the nurse in health education]. In book: Paula Diogo (coord), Investigar os Fenómenos Emocionais da Prática e da Formação em Enfermagem (pp. 105­147). Loures: Lusodidacta. ISBN: 978-989-8075-75-8.
  • Almeida, T., Diogo, P., Rodrigues, L., Vilelas, J., & Xavier, S. (2014). Nursing emotional labor in the care of the child at the end of life and their family: A systematic review.  International Journal of Nursing, 1(2), 65-77.