E-Learning: O que fica da pandemia?

Nos meses de janeiro e dezembro, quando todas as instituições estavam em modalidade de “ensino à distância de emergência”, ditado pela circunstância pandémica em que vivemos, o Gabinete de Apoio ao e-Learning (GAEL) realizou um trabalho de auscultação da comunidade ESEL, envolvendo estudante e docentes, no sentido de conhecer as suas perspetivas sobre a formação em ambiente de e-Learning e recursos disponíveis para o efeito.

Os questionários realizados, que tiveram uma adesão a rondar os 50% em ambos os grupos, permitiram um conhecimento detalhado dos pontos fortes e fragilidades das nossas práticas pedagógicas, bem como dos meios institucionais de que dispomos.

No passado dia 8 de novembro, através de uma sessão presencial com possibilidade de participação via Zoom, demos a conhecer os principais resultados do trabalho realizado. Contámos também com a participação da Professora Doutora Neuza Pedro, do Instituto de Educação da UL, que nos ajudou a lançar o debate sobre os desafios que se nos colocam no pós-pandemia.

Das conclusões que podemos extrair das 3 horas de trabalho deste painel, devemos destacar a necessidade de as intuições de ensino superior apostarem no ensino à distância de qualidade, com infraestruturas e recursos humanos capazes de desenvolver uma oferta formativa que complemente a formação presencial e permita atingir novos públicos, onde se destaca o vasto território da lusofonia.

Acesso à gravação da sessão.

 

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