Aprendizagem e Serviço

A ESEL participou nas atividades do plano Pandemia COVID 19 dos Centros de Alojamento de Emergência para Pessoas em Situação de Sem Abrigo, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, integrando 4 respostas de alojamento a funcionar 24 horas por dia na cidade de Lisboa: Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso (no Arieiro - 98 pessoas), Casa do Lago (em Benfica -18 pessoas), Casa dos Direitos Sociais (na Bela Vista - 24 pessoas) e Pousada da Juventude (no Parque das Nações - 52 pessoas). Estes Centros funcionam como respostas sociais e de saúde para população vulnerável e em risco, que pelo trabalho articulado com diversas associações e IPSS’s, equipas técnicas multidisciplinares e voluntários, dão apoio aos utentes e procuram garantir os procedimentos adequados no contexto da pandemia.

Integraram este projeto 27 estudantes que, supervisionados pelas equipas técnicas, desenvolveram, entre novembro e janeiro, atividades de apoio ao funcionamento em cada Centro (designadamente nos momentos das refeições e atividades de organização do espaço e dos bens alimentares). Para além destas, e de forma autónoma, planearam e desenvolveram atividades manuais, lúdicas e recreativas (jogos diversos com os utentes, trabalhos manuais e de pintura, momentos musicais e de evocação das festividades natalícias), bem como organização e disponibilização de materiais/ informação em saúde aos utentes.

Os estudantes puseram em prática a Aprendizagem-Serviço, enquanto metodologia de ensino-aprendizagem, prestando Serviço à Comunidade com regularidade semanal (num total aproximado de 648 horas realizadas), visando criar com as relações estabelecidas nos contextos um sentido de envolvimento, consciência cívica, de responsabilidade e de impacto social, não só com os utentes dos centros, mas também com os técnicos.

A participação, a partilha de experiências e as aprendizagens significativas baseadas em problemas reais, que os contornos das circunstâncias da pandemia que estamos a vivenciar reforçaram, foram os elementos de desafio, mas também de oportunidades para os estudantes desenvolverem novos conhecimentos, competências e oportunidades para uma prática futura mais solidária e interventiva.

Vamos continuar a aprender e a servir!

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