Mestrado em Saúde Materna e Obstetrícia

 



CONDIÇÕES DE ACESSO

Podem concorrer os Candidatos que satisfaçam uma das seguintes condições:

 

  • Ser titular do grau de Licenciado em Enfermagem ou equivalente legal, obtido em instituição de ensino superior portuguesa, devidamente reconhecido;
  • Ser titular de um grau académico em Enfermagem, obtido no estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo (documento e/ou tradução em língua portuguesa ou inglesa, exclusivamente), devidamente reconhecido nos termos da legislação em vigor.

Importante: A frequência exclusiva do curso de Mestrado não confere o Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.

Os candidatos admitidos ao curso de Mestrado, que não satisfaçam os requisitos da portaria nº 268/2002, de 13 de março, não poderão frequentar o Curso de Pós-Licenciatura, mesmo que venham, durante o curso, a satisfazer as condições previstas nas condições de acesso.

 

 

Constituição do processo de candidatura

Candidatura online em www.candidaturas.esel.pt no prazo constante da calendarização.

Para realização da candidatura devem ser submetidos os seguintes documentos:

  • Apresentação do documento de identificação (Cartão de Cidadão; Bilhete de Identidade ou Autorização de Residência) e Nº de Identificação Fiscal;
  • Cédula profissional ou declaração comprovativa da inscrição na Ordem dos Enfermeiros válida (fotocópia simples), aplicável aos candidatos ao curso de Mestrado em Enfermagem que, de acordo com o artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, reúnam as condições para realizar estágio de natureza profissional com relatório final 
  • Certidão comprovativa da titularidade do grau de Licenciado em Enfermagem, ou do seu equivalente, indicando a respetiva classificação final ficando os ex-estudantes da ESEL ou das ex-escolas que lhe deram origem dispensados da sua apresentação;
  • Certidão comprovativa do tempo de serviço e experiência profissional como enfermeiro, discriminando a categoria profissional e o tempo de exercício na mesma (emitida em língua portuguesa ou inglesa, exclusivamente).

 

Propinas e Emolumentos (*1)

  • Matrícula a aplicar ao 1º ano (semestres 1 e 2) – ver ponto 2.4 da tabela de emolumentos; 
  • Matrícula a aplicar ao 2º ano (semestres 3 e 4) – ver ponto 2.4 da tabela de emolumentos;
  • Seguro – 12 Euros;
  • Propina – 5.000 Euros repartida em duas prestações anuais de 2 500 Euros (que poderão ser divididas em 10 prestações mensais de 250 Euros).

A propina pode ter descontos nos termos e condições previstas nos regulamentos em vigor e disponíveis em www.esel.pt.

 

 

Horário de Funcionamento

Prevê-se que os cursos tenham início a 2 de novembro de 2020 e que funcionarão com uma carga horária mínima de 15 horas e máxima de 25 horas semanais (*2).

As horas semanais, serão preferencialmente distribuídas por dois (2) ou três (3) dias úteis, sendo o horário de um deles das 10 às 21 horas, e do(s) outro(s) dia(s), das 16 às 21 horas. No entanto, o período de instabilidade em que nos encontramos poderá condicionar estas previsões.

Nos períodos de Ensino Clínico a carga horária mínima será de 25 horas semanais.

Os Ensinos Clínicos serão realizados na área de influência da ESEL ou na região da grande Lisboa.

 

 

Vagas

São atribuídas quinze (15) vagas para o Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia a iniciar no ano letivo 2020-2021.

 

  • Cinco (5) vagas para candidatos licenciados em Enfermagem, ou equivalente legal devidamente reconhecido;
  • Dez (10) vagas para os candidatos que sejam admitidos por concurso ao curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
     

As vagas atribuídas ao Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia que não forem supridas reverterão a favor das vagas do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.

 

 

Calendarização
 

 

Procedimentos
 
Prazos (*3)
Inicio Final
Afixação do edital de candidatura 09/06/2020
Candidatura exclusivamente online 16/06/2020 07/09/2020
Afixação dos resultados da seleção - lista provisória 21/09/2020
Apresentação de reclamações 22/09/2020 06/10/2020
Publicação da lista definitiva dos candidatos admitidos 14/10/2020
Matrícula e inscrição online Em data a definir
Confirmação da matrícula – entrega da documentação “cópia conforme original” Em data a definir
Início do curso 02/11/2020

 

1* Para os estudantes que efetuem matrícula ao curso de pós-licenciatura, embora fiquem matriculados automaticamente no curso de mestrado, não haverá lugar ao pagamento de emolumentos de matrícula e propina, para além dos mencionados no ponto 8.
2*O horário poderá ser alterado de acordo com as necessidades do Projeto de Formação.
3*Os prazos do concurso poderão ser alterados com base na evolução do quadro epidemiológico do SARS-CoV-2 (COVID-19);