Mário Manuel Escaleira Cardoso

Professor Adjunto
Departamento de Enfermagem de Saúde Materna
mmcardoso@esel.pt
Formação Académica
Licenciatura em Enfermagem - Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa..
Pós-Licenciatura em Enfermagem Saúde Materna e Obstetrícia - Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa..
Pós-Licenciatura em Ciências da Educação - ULL.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Educação para a Saúde, 2º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Apreciação à Tomada de Decisão em Enfermagem, 3º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Apreciação à Intervenção em Enfermagem, 3º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Ensino Clínico III, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.
Ensino Clínico IV, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.
Produção Científica de Relevo
  • Baixinho, C., Ferreira, Ó., Marques, F., Presado, M., & Cardoso, M. (2017). Transição Segura: um projeto da translação do conhecimento para a prática clínica (pp. 57–81).
  • Presado, M., Cardoso, M., & Nascimento, T. (2015). The man in middle age: what to expect? Maturitas, 81(1), 177.
  • Nascimento, T., Frade, I., Miguel, S., Presado, H., & Cardoso, M. (2019). Os sistemas de informação em enfermagem e os indicadores de qualidade: contributos e desafios para a prática clínica. CIAIQ2019, 1, 965–970.
  • Cardoso, M., Presado, H., & Nascimento, T. (2015). HEALTHY PLACES: THE RELATIONSHIP BETWEEN ARCHITECTURE AND NURSING. European Scientific Journal.
  • Cardoso, M., Presado, M. H., Sousa, A. D., Mineiro, A. L., Marques, F. M., Baixinho, C. L., & Pinto, L. M. M. (2019). Biomechanical Analysis of Nurses Students of Midwifery in Vertical Deliveries. In World Conference on Qualitative Research (pp. 102–113). Springer.
  • Nascimento, T., Frade, I., Miguel, S., Presado, H., & Cardoso, M. (2019). Nursing information systems and quality indicators: contributions and challenges. In World Conference on Qualitative Research (Vol. 1, pp. 303–305).