Associação VOXLisboa

A Associação VOXLisboa foi fundada a 28 de março de 2015 e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável de atividades de acompanhamento e de promoção da saúde física, mental e social das pessoas em situação vulnerável. Está aberta ao estabelecimento de parcerias e de iniciativas que visem a criação de relações de ajuda e a promoção de uma comunidade mais equilibrada e sustentável do ponto de vista da cidadania e solidariedade social, procurando ter uma perspetiva de empreendedorismo e economia social. A formação dos/das próprios/as associados/as, voluntários/as e demais recursos humanos são uma prioridade, de modo a capacitá-los/as para um acompanhamento mais humano, salutar, autónomo e cooperativo.

 

PROJETOS DE RUA

RUA COM SAÍDA

 

  • Integra voluntários/as de vários escalões etários, com diferentes perfis pessoais e profissionais, mas que partilham os mesmos objetivos:
  • Acompanhar de forma personalizada, humana e regular as pessoas em condição de sem-abrigo ou que usem a rua para subsistir, visando estabelecer uma relação de ajuda pessoal e melhorar a sua qualidade de vida;
  • Proporcionar o bem-estar através da companhia e, em simultâneo, construir relações de ajuda no sentido de uma comunidade mais humana, equilibrada e sustentável do ponto de vista social;
  • Garantir à pessoa acompanhada o respeito pela sua identidade, personalidade e privacidade e, sempre que possível, um ambiente social, emocional e afetivo propício à satisfação das suas necessidades;
  • Sinalizar e encaminhar para respostas sociais, com o recurso a parceiros que, pela sua especificidade, tenham as ferramentas necessárias à prossecução do objetivo final que é, sempre, a reintegração social da forma mais humana.


      RUA COM SAÚDE

  • Integra voluntários/as profissionais da área da Saúde que, utilizando as suas competências profissionais, recursos disponibilizados pelo projeto e vários anos de experiência, intervêm de forma sistemática e organizada na saúde das pessoas em condição sem-abrigo e das pessoas que fazem da rua o lugar onde tentam colmatar as suas necessidades básicas ou mesmo os vazios nas suas vidas. Cuidados de saúde mais humanos, personalizados e próximos da comunidade, são prestados por uma equipa de saúde jovem, motivada, diversificada e experiente composta por médicos/as de diferentes especialidades como dentistas, medicina interna, medicina geral e familiar e também enfermeiros/as e técnicos/as de saúde e que têm os seguintes objetivos comuns:
  • Acompanhar e prestar cuidados e tratamentos básicos de saúde, evitando ou atrasando ao máximo o internamento em instituições de saúde; 
  • Promover o acesso à saúde de forma digna, usando a saúde como forma de diminuir o sentimento de solidão e exclusão humana; 
  • Garantir à pessoa acolhida um ambiente social propício à satisfação das suas necessidades e ao respeito pela sua identidade, personalidade e privacidade.
  • Em saídas conjuntas com o projeto irmão Rua com Saída as equipas multidisciplinares utilizam as suas aptidões e a sua aprendizagem, através da escuta ativa, afetuosa e humana, como ferramentas terapêuticas. O desenvolvimento pessoal e profissional dos/as voluntários/as são uma das prioridades destes projetos promovendo formações únicas e inovadoras.

 

PERFIL DO VOLUNTÁRIO


QUEM?
Todos/as os/as que pretendam conhecer a realidade da população em situação de sem-abrigo e que desejam construir relações de apoio emocional e social, promover os cuidados de saúde física emocional e social.
Devem ter disponibilidade para saídas noturnas e vontade de crescer como ser humano e profissional.
 
ONDE?

Uma de cinco zonas de Lisboa (Oriente, Arroios, Rossio, Santa Apolónia e Cais do Sodré)

QUANDO?
Saídas quinzenais aos sábados das 19h às 23h.

COMO?
Saídas em grupo composta idealmente por 8 a 10 voluntários/as. Durante a fase de experiência cada novo/a voluntário/a terá um/a tutor/a que acompanhará e esclarecerá todas as questões. Durante a fase de experiência serão facilitadas formações e a integração será de acordo com as expetativas, receios e motivações de cada voluntário/a. 

CONTACTO INSTITUCIONAL
ruacomsaude@voxlisboa.pt;
ruacomsaida@voxlisboa.pt
geral@voxlisboa.pt

 

BAIRRO COM SAÚDE

Integra voluntários e voluntárias profissionais da área da Saúde que visitam pessoas idosas sozinhas ou isoladas nos seus domicílios ou simplesmente esquecidas na sua comunidade, prestando cuidados de saúde, prevenindo para a doença ou simplesmente para estabelecer uma conversa terapêutica. 

Com este projeto, a saúde torna-se não só um meio de reduzir a solidão, como também de dar resposta à falta de acesso a cuidadas básicos de saúde e aconselhamento para a mesma. Não substitui o sistema nacional de saúde, mas procura complementá-lo nas suas fragilidades. A visita pode ainda ser realizada em espaços comunitários (como centros de dia) de modo a estabelecer pontes com as respostas sociais próximas e a promover uma comunidade mais equilibrada e sustentável. A formação das pessoas cuidadas e dos seus cuidadores diretos e indiretos são um pilar da humanização que se procura dar às pessoas acompanhadas.
     Os objetivos do projeto Bairro com Saúde são:

  • Acompanhar e prestar cuidados e tratamentos básicos de saúde;
  • Promover o acesso à saúde de forma digna, usando a saúde como forma de diminuir o sentimento de solidão e exclusão humana; 
  • Garantir à pessoa acolhida um ambiente social propício à satisfação das suas necessidades e ao respeito pela sua identidade, personalidade e privacidade; 
  • Formar as pessoas acompanhadas, cuidadores diretos e indiretos em medidas de promoção de saúde e prevenção de doença.

 

PERFIL DO VOLUNTÁRIO  E COMO?
Todos/as os/as que pretendam estar em contacto com a população idosa isolada e/ou esquecida e ajudar a reduzir o sentimento de solidão, desejam construir relações de apoio emocional e social e promover os cuidados de saúde física emocional e social.
Devem ter disponibilidade para visitas domiciliárias durante o dia.

QUEM?
Profissionais ou estudantes com formação na área de saúde. Podem ser admitidos/as voluntários/as sem formação na área da saúde que queiram usar da escuta e diálogo armas terapêuticas.

ONDE?
Uma de seis zonas de Lisboa (Baixa-Chiado, Arroios, Beato, Olivais, Olaias, Benfica)

QUANDO?
Saídas semanais em horário a coordenar entre o/a voluntário/a, a equipa que sinaliza a pessoa a cuidar e a pessoa/família cuidada. Prevê-se uma carga de voluntariado de 4-6h mensais.

CONTACTO INSTITUCIONAL
bairrocomsaude@voxlisboa.pt
geral@voxlisboa.pt

(link para o questionário de inscrição)