CIDNUR - 1º Seminário de Investigação do Projeto NIDCare

On line

1º Seminário de Investigação do Projeto NIDCare - Dia 14 de maio, 9h-16h30.

“A Prática Baseada em Evidência: Cuidados Paliativos Neonatais”

A evolução técnica e científica na área da saúde, aumentou as hipóteses de sobrevivência do recém-nascido no limiar da viabilidade e consequentemente a sua vulnerabilidade e suscetibilidade aos riscos relacionados com a prematuridade, pelo que é fundamental prestar cuidados neuroprotetores do crescimento e desenvolvimento e diminuir os efeitos adversos do ambiente da unidade de cuidados intensivos neonatais. Com este objetivo, têm emergido teorias de cuidados para o desenvolvimento, suportadas na Teoria Sinativa do desenvolvimento de Als, das quais se destaca o Modelo de Cuidados para o Desenvolvimento Integrativo Neonatal de Altimier e Phillips que propõe sete medidas padrão neuroprotetoras: ambiente seguro, parceria com as famílias, posicionamento e manipulação, minimização do stress e da dor, proteção da pele, proteção do sono e otimização da nutrição.

Neste sentido, tem sido desenvolvido o projeto de investigação: Cuidados para o Desenvolvimento Integrativo Neonatal (NIDCare), atualmente inserido no Grupo de Investigação Aplicada e Experimental do Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa [CIDNUR, ESEL]. Através deste projeto pretende-se fomentar a investigação na área da neonatologia e disseminar os seus resultados, melhorar a educação contínua em enfermagem e privilegiar a prática baseada em evidência, através da mudança e inovação das práticas, tendo como foco a melhoria contínua de cuidados.

Para dar resposta a estes objetivos, surge o 1º Seminário de Investigação do Projeto NIDCare – A Prática Baseada em Evidência: Cuidados Paliativos Neonatais. Existe um crescente interesse e preocupação em desenvolver e difundir os cuidados paliativos neonatais [CPN] que, através de um plano de cuidados integrado, individualizado e dinâmico, permitem corresponder às necessidades dos recém-nascidos e das suas famílias e uma tomada de decisão e prestação de cuidados de maior qualidade por parte da equipa de saúde.

Assim, pretende-se que este seminário seja um espaço de reflexão e partilha de saberes, de investigação e de práticas baseadas na evidência desenvolvidas no âmbito dos CPN.

O evento decorrerá online e gratuitamente, de forma a possibilitar a participação de todos os que se interessam por esta temática.

Contamos com a sua presença!

Programa

Inscrições gratuitas (o prazo das inscrições termina no final do dia 11 de maio) 

O link de acesso para o webinar zoom será disponibilizado aos participantes via email, nos dias que precedem o evento.

Contacto do seminário: nidcare@esel.pt

img