Sónia Isabel Pinela Colaço Marques

Professora Adjunta
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
simarques@esel.pt
Formação Académica
Licenciatura em Enfermagem - Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus.
Pós-graduação em Enfermagem na área de Enfermagem da Família - Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Enfermagem na área de especialização de Saúde Infantil e Pediatria - Universidade Católica Portuguesa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Intervenção de Enfermagem ao Cliente com Doença Aguda e/ou Crónica, 2º ano, 2º semestre.
Ensino Clínico Apreciação à Tomada de Decisão em Enfermagem, 3º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Cuidar de Clientes com Vulnerabilidade Acrescida e Famílias em Transição, 4º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Opção II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Produção Científica de Relevo
  • Colaço, Sónia; Malheiro, Isabel; Vinagre, Maria da Graça; Flora, Marília & Figueiredo, Inês (2019) Layledu - Development of Self-Management Competences in Adolescents With Diabetes Type1. Listen to their Voices and their Parents. In e-book of abstracts, Oliveira, H., Oliveira, Helga; Tereso, Alexandra; Borges, Sónia; Fernandes, João & Gomes, José, APE(Eds), the 15th International Conference of Nursing Research: Health as a Human Right. From Research to Leadership and Clinical Innovation. 26-28 june,  APE, Calouste Gulbenkian, Foundation, Lisbon, Portugal, p.74. ISBN 978 – 989– 99867 – 2 – 5.
  • Presado H, Colaço S, Rafael H, Baixinho CL, Felix I, Saraiva C& Rebelo I. (2018). Learning with High Fidelity Simulation.Ciencia & Saude Coletiva, 23(1). 2018; 51-55.
  • Presado H, Colaço S., Rafael H, Baixinho C., Félix I., Saraiva C., Rebelo I. (2016). A perceção dos estudantes de enfermagem sobre o contributo da PSAF para o desenvolvimento das suas competências. In Costa A., Brandão C., Ribeiro J., Sousa F., Sousa D.(Eds) Atas: Investigação Qualitativa em Saúde. Porto. ISBN:978-972-8914-59-2. Disponível em http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/issue/view/13.
  • Colaço S.; Saraiva C. (2013)."Simulation development in Nursing curriculum: The learning experience of Nurses Educators" In Abstracts Book SESAM Paris.
  • Integra equipa de investigação Projeto ” Lay Led Educator: A self-Management Educational Program to Adolescents with Diabetes Type 1 (LayledUDM1) - coordenado pela Prof. Doutora Isabel Malheiro.

Tradução técnica: 

  • Hockenberry, M. J. (2014). A Influência da Família na Promoção da Saúde da Criança. In Hockenberry, M.; Wilson, D. Wong: Enfermagem da Criança e do Adolescente, 9.ª Edição, Lusociência, p. 49-71.
  • Wilson, D. (2014). Problemas de saúde do recém-nascido. In Hockenberry, M.; Wilson, D. “Wong: Enfermagem da Criança e do Adolescente”, 9.ª Edição, Lusociência, p. 294-330.
  • Ethier, A.M. (2014). Cuidados Centrados na Família em situações de Fim de Vida. In Hockenberry, M.; Wilson, D. “Wong: Enfermagem da Criança e do Adolescente”, 9.ª Edição, Lusociência, p. 931-963.