Paula Manuela Jorge Diogo

Professor Coordenador
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
pmdiogo@esel.pt
Formação Académica
Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátria.
Mestrado em Enfermagem - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
Doutoramento em Enfermagem - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Ajuda na Manutenção de vida, 2º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Opção I - Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Opção II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Unidades Curriculares do Doutoramento que Leciona
Elaboração da Dissertação.
Produção Científica de Relevo
  • Paula Diogo; Hugo Martins; Nuno Fernandes. 2019. "Aplicabilidade do Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica numa Unidade de Neonatologia". In Interfaces da pesquisa no cuidado de enfermagem em terapia intensiva neonatal e pediátrica, 53-85. Brasil: Atena Editora.
  • Paula Diogo; Madalena Oliveira; Patrícia Baltar; Hugo Martins. 2019. "Emotional Competence in a Gender Perspective: The Experiences of Male Nursing Students in the Sexual and Reproductive Health Clinical Teaching". Global Research in Higher Education 2 (1): 71-81. http://dx.doi.org/10.22158/grhe.v2n1p7110.22158/grhe.v2n1p71.
  • Paula Diogo; Taís Mendonça. 2019. "O trabalho emocional em cuidados de saúde: uma revisão scoping". Revista Pensar Enfermagem 23 (1): 21-40. http://pensarenfermagem.esel.pt/files/2.%20p%C3%A1ginas-21-40.pdf.
  • Paula Diogo. 2017. Investigar os fenómenos emocionais da prática e da formação em enfermagem. Loures, Portugal: Lusodidacta.
  • Paula Diogo; Joana Rodrigues; Maria João Caeiro; Maria Odete Lemos e Sousa. 2016. "The Support Role in Clinical Supervision of Nursing Students: Determinant in the Development of Emotional Skills". Academia Journal of Educational Research 4 (5): 75-82. https://academiapublishing.org/journals/ajer/abstract/2016/May/Diogo%20et%20al.htm,DOI:10.15413/ajer.2015.0118.
  • Paula Diogo. 2015. Trabalho com as emoções em enfermagem pediátrica: um processo de metamorfose da experiência emocional no ato de cuidar, 2.ª edição. Loures, Portugal: Lusodidacta.
  • Paula Diogo; José Vilelas; Luiza Rodrigues; Tânia Almeida. 2015. "Enfermeiros com competência emocional na gestão dos medos de crianças em contexto de urgência". Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (13): 43-51. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602015000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
  • Paula Diogo; José Vilelas; Tânia Almeida; Luiza Rodrigues. 2014. "Emotional Nursing Labour in the Childcare at the End-of-Life and Their Family: A Systematic Review". International Journal of Nursing 1 (2): 65-77. http://dx.doi.org/10.15640/ijn.v1n2a6.