Paula Manuela Jorge Diogo

Professora Doutora
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
pmdiogo@esel.pt
Formação Académica
Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátria.
Mestrado em Enfermagem - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
Doutoramento em Enfermagem - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
UC Orientações Teóricas e Modelos de Intervenção, 1.º ano, 1.º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
UC Criança e Jovem em Situação de Especial Complexidade, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
UC Opção Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
UC Projeto de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
UC Estágio, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
UC Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
Unidades Curriculares do Doutoramento que Leciona
Elaboração da Dissertação.
Produção Científica de Relevo
  • Diogo, P. (2023). Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica. International Lisbon Press.
  • Peterle, C., Fonseca, C., Freitas, B., Gaíva, M., Diogo, P., & Bortolini, J. (2022). Emotional and behavioral problems in adolescents in the context of COVID-19: a mixed method study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 30(spe) e3744. doi: 10.1590/1518-8345.6273.3744
  • Freitas, B., Gaíva, M., Diogo, P.,& Bortolini, J. (2022). Relationship between Lifestyle and Self-Reported Smartphone Addiction in adolescents in the COVID-19 pandemic: A mixed-methods study". Journal of Pediatric Nursing, 65, 82-90. doi: 10.1016/j.pedn.2022.03.001
  • Fonseca, C., Peterle, C., Freitas, B., Gaíva, M., Diogo, P. & Bortolini, J. (2022). Brazilian adolescents’ lifestyle in the COVID-19 pandemic: a mixedmethods study. World Journal of Pediatrics, 18, 553-557. doi: 10.1007/s12519-022- 00561-1
  • Diogo, P., Freitas, B., Costa, A. & Gaíva, M. (2021). O cuidar em enfermagem pediátrica na perspectiva das emoções: de Nightingale à atualidade. Revista Brasileira de Enfermagem, 74(4) e20200377. doi: 10.1590/0034-7167-2020-0377
  • Diogo, P., Sousa, M., Rodrigues, J., Santos, M., & Almeida, T. (2021). Trabalho Emocional de Enfermeiros da linha da frente no combate à pandemia de COVID19. Revista Brasileira deEnfermagem, 74(Suppl 1) 1-9. doi: 10.1590/0034-7167-2020- 0660
  • Martinho, L., & Diogo, P. (2020). Gestão recíproca das emoções e da informação no cuidado à criança e família: proposta de um algoritmo de atuação em enfermagem. Revista Pensar Enfermagem, 24(1) 7-15. doi: 10.56732/pensarenf.v24i1.165
  • Diogo, P., & Mendonça, T. (2019). O trabalho emocional em cuidados de saúde: uma revisão scoping. Revista Pensar Enfermagem, 23(1) 21-40. doi: 10.56732/pensarenf.v23i1.154
  • Diogo, P. (2017). Investigar os fenómenos emocionais da prática e da formação em enfermagem. Lusodidacta.
  • Vilelas, J. & Diogo, P. (2014). O trabalho emocional na práxis de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 35(3) 145-149. doi: 10.1590/1983- 1447.2014.03.45784