Maria do Céu Lourenço Sá

Professora Coordenadora
Departamento de Enfermagem de Reabilitação
ceu.sa@esel.pt
Formação Académica
Doutoramento em Ciências de Enfermagem - Universidade Católica Portuguesa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Ajuda na Manutenção de vida, 2º ano, 1º semestre.
Intervenção ao Cliente com Vulnerabilidade Acrescida, 2º ano, 2º semestre.
Intervenção de Enfermagem ao Cliente com Doença Aguda e/ou Crónica, 2º ano, 2º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Fundamentos de Reabilitação, 1º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Enfermagem de Reabilitação II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Opção II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Reabilitação].
Produção Científica de Relevo
  • Sá, C., Oliveira, A. & Nabais, A. (2018). The importance of Information and Communication Technologies (ICT) to promote Information, Self-care and Empowerment among Patients with Chronic Illnesses.  In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Ed.), 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, EDULEARN18 PROCEEDINGS. (pp. 7993-7998). Palma de Maiorca: IATED Academy.  DOI: 10.21125/edulearn.2018.1858. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/17002.
  • Sá, C., Nabais, A. & Oliveira, A. (2018). What do nursing students expect from ICT in their learning and practice?. In Luis Gómez Chova; Agustín López Martínez; Ignacio Candel Torres (Ed.), 11th
  • annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI 2018 PROCEEDINGS. (pp. 9772-9777). Seville: IATED Academy. DOI: 10.21125/iceri.2018.0810. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/16999.
  • Sá, C, Nabais, A. & Oliveira, A. (2019). Innovating In Nursing Education - A Brief Review of Literature. In Luis Gómez Chova; Agustín López Martínez; Ignacio Candel Torres (Ed.), 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI 2019 PROCEEDINGS. (pp. 9968-9974). Seville: IATED Academy.  ISBN: 978-84-09-14755-7. 
  • Nabais, A. & Sá, C. (2018). Nurses’ intervention in the Promotion of Self-Care in People with COPD: A Systematic Review of the Literature. In A. Costa, C. Baixinho, H. Presado & O. Ferreira (Eds.), Abstracts Book of the 3rd World Conference on Qualitative. (pp. 29-30). ISBN: 978-972-8914-89-9.Disponível em: https://proceedings.wcqr.info/index.php/wcqr2019/article/view/41/40.
  • Paulo, M., Sá, C. & Nabais, A. (2019, Outubro). Intervention of the Rehabilitation Nurse in the promotion of functionality in children with impaired mobility. In A., Costa, C., Brandão & E. Pinto da Costa Abstracts Book of the 4th World Conference on Qualitative Research (pp.223-226). ISBN: 978-989-54476-7-1. Disponível em: https://proceedings.wcqr.info/index.php/wcqr2019/article/view/271.
  • Sá, C., Nabais, A. & Oliveira, A. (2019, Outubro). Feelings and Emotions Perceived Among Patients with Rheumatic Disease. . In A., Costa, C., Brandão & E. Pinto da Costa Abstracts Book of the 4th World Conference on Qualitative Research (pp. 236-238). ISBN: 978-989-54476-7-1. Disponível em: https://proceedings.wcqr.info/index.php/wcqr2019/article/view/275.
  • Nabais, A.  Sá, C. (2019). A Pessoa com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica: Como Promovem os Enfermeiros de Reabilitação o Autocuidado. Millenium - Journal of Education, Thecnologies and Health, 2 (9), 93-101. Doi: https://doi.org/10.29352/ill0209.07.00231. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/17156.
  • Sá, C., Nabais, A. & Oliveira, A. (2019). Sentimentos e Emoções Percecionadas entre pessoas com Doença Reumática. Atas 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), 2, 243-248. ISBN: 978-989-54476-4-0. Disponível em: https://www.proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2025.