Maria da Graça Vinagre da Graça

Professor Coordenador
Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem
gvinagre@esel.pt
Formação Académica
Licenciatura em Enfermagem.
Licenciatura em Psicologia Clínica.
Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
Mestrado em Psicologia Educacional.
Doutoramento em Psicologia da Saúde.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Psicologia, 1º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional, 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
A Criança e o Jovem em Crescimento e Desenvolvimento, 1º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Comportamentos de Saúde e Estilos de Vida da Criança e do Jovem, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Opção II, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Dissertação de Natureza Científica, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria].
Produção Científica de Relevo
  • Vinagre, M. G. & Barros, L. (2019). “Preferências dos adolescentes sobre os cuidados de saúde”, Revista Ciência & Saúde Coletiva 24(5), 1627-1636. Doi: 10.1590/1413-81232018245.04362019
  • Malheiro, MIC, Vinagre, MG, Figueiredo IC (2018) Lay Led’s as educators: Adapting a self-management educational program for adolescents with diabetes type 1. Journal of Diabetes Treatment, 1, 1-6. JDBT-140. Doi: 10.29011/2574-7568. 000040
  • Marôco, J., Campos, J.A.D.B., Vinagre, M. G. & Pais-Ribeiro, J.L. (2014). Adaptação transcultural Brasil-Portugal da escala de satisfação com o suporte social para estudantes do ensino superior/ Brazil-Portugal Transcultural adaptation of the Social Support Satisfaction Scale for college students. Psychology-Psicologia: Reflexão e Critica, 27 (2): 247-256. Doi: 10.1590/1678-7153.201427205
  • Marôco, J., Campos, J.B., Bonafé, F.S., Vinagre, M. G. & Pais-Ribeiro, J. L. (2014). Adaptação transcultural Brasil-Portugal da escala brief cope para estudantes do ensino superior / Transcultural adaptation Brasil-Portugal of the Brief Cope Scale for college students. Psicologia, Saúde & Doenças, 15 (2), 300-313. doi:org/10.15309/14psd150201
  • Vinagre, G. & Barros, l. (2013). Why do teenagers need healthcare providers and healthcare services? Perspectives of urban adolescents.  Atención Primaria, 45, 11. 
  • Vinagre, M. G., Albernaz, I. M., Malheiro, M. I., Sousa, M. C., Raimundo F.& Monteiro, M. J. (coord por Madalena Ramos) (2009). “Girl Child Project: Mobilising nurses for the health of urban girls.” Portugal Final Report, 2005/2008. Ed. Ordem dos Enfermeiros ISBN: 978-989-96021-4-4.
  • Grilo, A.M., Gomes, A.I., Vinagre, G. & Santos M.C. (2019). Health students' developing empathy and patient-centred attitudes: a longitudinal survey. International Conference on Person Centered Healthcare. Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos & European Society for Person Centered Helathcare (Orgs.), 17 a 18 outubro, Porto.
  • Vinagre, M. G, Pedro, H. & Serra, M.N. (2019). Uma iniciativa de promoção do bem-estar no Estudante do Ensino Superior: retrato de um Gabinete de Apoio Psicopedagógico. V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-estar no Ensino Superior, Universidade do Algarve-Faro, 9 a 11 de maio.
  • (2017/18... até à data) Integra a equipa de assessoria do projeto a nível nacional “Comportamentos de saúde e bem-estar dos estudantes do ensino superior politécnico” (CCISP/FNAES-SICAD).
  • (2016/17... até à data) Integra a equipa de investigação do Projeto “LayLEdu DM1 - Lay Led as Educator: A Self-Management Educational Program to Adolescents with Diabetes Type 1” (UI&DE).
  • (2016/17...2020/21) Integra a equipa de investigação do Projeto “Competências interpessoais e atitudes em relação à comunicação - Estudo longitudinal com estudantes de cursos de saúde” (Projeto de parceria entre a Escola Superior de Tecnologias da Saúde-Instituto Politécnico de Lisboa e a ESEL).
  • (2015... até à data): Integra a equipa de investigação do projeto “Estilos de aprendizagem de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (UI&DE).