2.as Jornadas 'Emoções em Saúde'

04 - 05 Mar

As 2.as Jornadas ‘Emoções em Saúde’ da ui&de/ESEL constituem um espaço de partilha de saberes com enfoque na Enfermagem, nas Emoções e no Afeto, bem como na sua inter-relação potenciadora de Saúde.


Na prática de cuidados de enfermagem, a dimensão emocional e afetiva adquire contornos significativos e influencia favoravelmente múltiplos aspetos do cuidar, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar dos clientes (Diogo, 2017). Também Watson (2012) defende que a enfermagem, enquanto ciência e arte de cuidar, constitui um modo incondicional de amar e valorizar o próximo. Já Morse et al. (1990) caracterizam o cuidar como um afeto e, simultaneamente, como uma intervenção terapêutica.  Diogo, Santiago, Baltar e Prudêncio (2017) referem-se ao cuidado nutrido com afeto quando os enfermeiros dão carinho e ternura, transmitem o seu amor, estando a dar de Si ao Outro nas interações. O cuidar em enfermagem é, aqui, entendido como um conjunto de dimensões de ordem técnica e humana profundamente interdependentes, que compreendem o domínio cognitivo, onde se destaca o conhecimento teórico-científico e a realização de procedimentos técnicos e o domínio afetivo e relacional (Pereira, 2015). 

Assim, atendendo a que “os cuidados de enfermagem tomam por foco de atenção a promoção dos projectos de saúde que cada pessoa vive e persegue, ao longo de todo o ciclo vital” (OE, Padrões de Qualidade, p.11), importa refletir sobre: 

  • Quais as estratégias dos enfermeiros para incrementar um processo emocional adaptativo e eficaz? 
  • Como é que os enfermeiros facilitam a gestão emocional dos clientes, ao longo dos processos de saúde-doença, com vista à promoção da sua saúde e bem-estar? 
  • Como é que os enfermeiros cuidam emocionalmente do outro e, concomitantemente, regulam as suas próprias emoções?


Estas, e outras questões, serão foco das presentes Jornadas, na procura permanente da excelência no exercício profissional, na medida em que os enfermeiros estão numa posição privilegiada para desempenhar um trabalho emocional que visa transformar positivamente as experiências negativas em vivências de superação e crescimento nos processos de cuidados (Diogo, 2015).

Deste modo, com estas 2.as Jornadas ‘Emoções em Saúde’ pretendemos fornecer ferramentas para incrementar a competência emocional dos enfermeiros, sustentadas não só em evidência científica, mas também em orientações práticas de dimensão intra e interpessoal.
 

A submissão de resumos para poster deverá ser feita até às 11:59 PM de dia 3 de fevereiro de 2020, de acordo com as seguintes NORMAS.

Os resumos selecionados serão publicados em Livro de Resumos com ISBN e os poster expostos em formato digital, de acordo com as seguintes NORMAS DE ELABORAÇÃO DE POSTER.

Apenas os 6 melhores poster serão apresentados oralmente e concorrerão para um prémio (ainda a definir).

Após a exposição e/ou apresentação dos Posters, e a devida seleção, aos autores será apresentada a possibilidade de elaboração do respetivo artigo para submeter a apreciação e publicação na Revista Pensar Enfermagem.