ESEL Alunos

Ligações e Informação Útil

Este é um espaço em desenvolvimento e com revisão periódica em que se apresentam alguns sites que nos parecem constituir bons recursos do ponto de vista do apoio à mobilidade. Sobre os sites apresenta-se a respetiva hiperligação e destacam-se algumas páginas ou separadores.


Sites

  • http://www.erasmusmais.pt/erasmusmais/erasmus/acerca-do-erasmus.html 

    O ERASMUS+ é o programa da União Europeia para o ensino, formação, juventude e desporto. Foi criado pelo Regulamento (UE) n.º 1288/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2013 e será executado entre 01/01/2014 e 31/12/2020.
    O Programa ERASMUS+ substituiu os anteriores programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente: o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o Programa Juventude em Ação e outros programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus.
    O programa Erasmus+ é destinado a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar e Atividades para jovens.
     

  • http://ec.europa.eu/education 

    Página da Comissão Europeia onde poderá consultar todas as informações relevantes sobre Educação e formação, de acordo com as politicas de cooperação com os estados membros da União Europeia por um lado, e a implementação do programa de aprendizagem ao longo da vida por outro.

 

  • http://www.erasmusmais.pt/erasmusmais/index.php 

    A Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação foi criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2014, de 24 de fevereiro e pela Declaração de Retificação n.º23/2014, de 9 de abril de 2014 e tem como missão assegurar a gestão do Programa ERASMUS+.

      

  • http://europass.cedefop.europa.eu/pt/documents/european-skills-passport/europass-mobility 

    Página dedicada à promoção da transparência dos diplomas e das qualificações a nível da União Europeia, criado pela Decisão n.º 2241/2004/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Dezembro de 2004, que institui um “dossier conjunto de documentos com uma marca e um logótipo comuns, enquadrado pelos necessários sistemas de informação” de entre os quais destacamos o CV Europass, o Passaporte de Línguas Europass, o Europass-Mobilidade, o Europass-Suplemento ao Diploma, o Europass-Suplemento ao Certificado.

      

  • http://www.esn-lisboa.org 

    Página totalmente em inglês, destinado aos estudantes em Mobilidade em Portugal e no mundo. A ESN é uma organização estudantil de apoio ao ensino superior europeu, que oferece oportunidades de atividades, compreensão cultural e autodesenvolvimento entre estudantes. Detém um forte vínculo com as instituições de ensino superior em Portugal e coopera com a ANPROALV no “Lifelong Learning Programme” do qual o Erasmus faz parte. O ESN apoia o estudante antes, durante e após o seu período de mobilidade.

 

  • http://europa.eu/youth 

    Página com a divisa da União Europeia que contém informações europeias e oferece oportunidades interessantes para os jovens que vivem, estudam ou trabalham na Europa. Estas informações estão divididas em oito temas principais, dos quais de destaca: educação e formação, os jovens e o mundo, emprego e empreendedorismo. Dizem respeito a 33 países e estão disponíveis em 27 línguas.

 

  • http://www.ccisp.pt/index.php/pt/programas 

    Criado em 1979, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos - CCISP é o órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico. Integram-no os institutos superiores politécnicos públicos, através do seu presidente, bem como as escolas superiores não integradas, através do seu diretor ou presidente. Destaca-se o Programa Vasco da Gama que é uma iniciativa do CCISP que possibilita a mobilidade de alunos entre instituições públicas de ensino superior politécnico.