ESEL Formação

ATCN® - Advanced Trauma Care for Nurses

 

O Trauma é considerado uma das epidemias do séc. XXI

O trauma é a principal causa de morte nas primeiras quatro décadas de vida, na maioria dos países desenvolvidos.
Estima-se que as mais de 312 milhões de ocorrências/ano no mundo determinem mais de 3,8 milhões de mortes/ano e ainda que por cada morte há 3 pessoas com incapacidade permanente.
Desde 1978 que a formação pós-graduada em Trauma foi identificada como uma necessidade para colmatar as falhas do sistema de saúde nesta área. O American College of Surgeons (ACS) criou o programa ATLS que hoje é um padrão internacional na formação médica e que em 2000 integrou o ATCN como padrão na formação em Trauma.
A ESEL – Pólo Calouste Gulbenkian, estabeleceu um protocolo, em 2007, com o ATLS Portugal/SPC (Advanced Trauma Life Support, for doctors/Sociedade Portuguesa de Cirurgia) e com a STN (Society of Trauma Nurses) com o objectivo de implementar o ATCN (Advanced Trauma Care for Nurses) em Portugal tendo-se realizado em 2008 o curso inaugural com a presença dos instrutores da STN para a creditação da realização desta formação em Portugal.

Introdução

 

                      

                                                              

 
O ATCN® (Advanced Trauma Care for Nurses) é um programa de ensino pós-graduado para enfermeiros que decorre em simultâneo com o ATLS® - Advanced Trauma Life Support, for Doctors, sendo as sessões teóricas comuns mas as práticas e a avaliação são específicas para cada um dos grupos profissionais alvo.

O facto de as sessões teóricas serem conjuntas favorece a construção de uma abordagem sistematizada em equipa com uma linguagem comum.

O facto de as sessões práticas e as avaliações serem separadas favorece a aquisição de competências próprias e específicas de cada um dos grupos profissionais envolvidos.

Estas sessões de discussão em pequenos grupos são baseadas em cenários, numa abordagem interactiva ”hands-on”.

Nas estações práticas os participantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, de acordo com os princípios ATLS /ATCN num doente simulado.

No sentido de reforçar o trabalho conjunto estão a ser introduzidas sessões de trabalho com os dois grupos profissionais envolvidos.

O material de preparação para o curso é em língua inglesa e inclui o Manual ATLS e o Manual ATCN.

 

Objectivos

  • Este curso visa promover a formação pós-graduada dos enfermeiros que cuidam de pessoas vítimas de trauma em contexto dos serviços de urgência. 
  • Capacitar para uma intervenção de qualidade no atendimento às vítimas de trauma visando a redução do número de mortos e de sequelas evitáveis.
  • Estabilizar e transferir para cuidados definitivos no menor espaço de tempo possível e nas melhores condições possíveis.
  • Criação de equipas com formação em Trauma.
     

Duração

  • 25 horas - 2 dias e meio

 

Condições de Acesso

  • Ser titular do grau de Licenciado em Enfermagem ou Equivalente legal;
  • Ser detentor do título profissional de Enfermeiro.

 

Frequência e Avaliação

  • Para completar este curso com êxito é necessário assistir à totalidade das sessões, aderir ao conteúdo proposto, demonstrar competência na execução das técnicas descritas no manual e demonstrar conhecimentos de acordo com os requisitos do curso. 
  • O desempenho, em cada estação de treino de competências práticas, será avaliado pelos instrutores, de acordo com os critérios de avaliação e os objectivos estabelecidos para cada estação prática.  
  • Atingir um score mínimo de 80% no teste escrito final. 
  • O desempenho na estação de avaliação inicial (Initial Assessment Testing Station) será avaliado pelos instrutores de acordo com os critérios de avaliação e os objectivos estabelecidos para esta estação. Este momento funciona como estação de avaliação final e integra todos os conhecimentos (knowledge) e procedimentos (skills) trabalhados durante o curso.


 

Preçário

  • O valor correspondente à inscrição no curso ATCN é de 500.00€ pagos em duas prestações. 
  • Em caso de desistência perderá o valor caução (250.00€) correspondente a despesas de documentação e logística.

 

Coordenadores

Directora Nacional: Mª Candida Durão
email: candida.durao@esel.pt

Coordenadora Nacional: Carla Nascimento
email: carla.nascimento@esel.pt

Secretária: Catarina Santos
email: atcn@esel.pt