ESEL Serviços

Questões Frequentes

1. Existe um período exclusivo para me candidatar à Residência, ou posso fazê-lo no decurso do ano letivo?

Anualmente são fixados dois períodos de candidatura. O primeiro destina-se a estudantes do ensino superior que pretendam renovar a sua candidatura à Residência e o segundo destina-se aos estudantes que ingressam pela primeira vez no Ensino Superior e decorre após divulgação dos resultados de acesso ao ensino superior.
As candidaturas podem ser formalizadas no decurso do ano letivo, mas só serão consideradas se houver disponibilidade de alojamento.


2. Pretendo candidatar-me à Residência ESEL, como devo proceder?

Deve enviar correio eletrónico para nucleoresidencia@esel.pt manifestando a sua intenção de alojamento. Os serviços irão disponibilizar link para formalizar a candidatura.Nos períodos fixados para candidatura, pode realizar a sua candidatura on-line, no portal ESEL https://www.esel.pt


3. A Residência encontra-se em funcionamento durante o ano inteiro?

Não, a Residência encerra na pausa letiva de Natal e durante o mês de agosto, sendo as datas fixadas anualmente.


4. Quais os serviços disponíveis na Residência?

Os residentes têm à sua disposição copa, sala de estudo, sala de convívio, instalações sanitárias, zona de lavar e engomar, acesso wireless, lavandaria, limpeza dos espaços comuns, bar, refeitório e receção 24 horas/dia.


5. Quais as tipologias disponíveis na Residência ESEL?
A Residência ESEL dispõe de quartos individuais e duplos.


6. Vou concorrer ao primeiro ano do ensino superior, quando posso candidatar-me à Residência?
A candidatura deve ser formalizada, exclusivamente, após divulgação dos resultados de acesso ao ensino superior.


7. Como se processa a seleção de candidaturas?
O processo de seriação de candidaturas obedece a um conjunto de critérios, sendo a prioridade de alojamento concedida aos estudantes bolseiros e estudantes da ESEL. Verificando-se disponibilidade de alojamento, serão admitidos estudantes externos.
São considerados, os rendimentos e a localização da morada do agregado familiar, aproveitamento escolar, readmissão e a inexistência de débitos com a Residência/ESEL.
O processo de seleção é realizado mediante conclusão de curso em e-learning e teste sobre o Regulamento em vigor.


8. A caução paga na data de admissão é reembolsável?
Existem vários tipos de caução, mediante o tipo de residente:

  • Estudantes ESEL, Estudantes externos, Outros- Depósito de uma caução reembolsável, que se destina a caucionar quaisquer despesas resultantes de estragos, ou danos no equipamento, e/ou nas instalações à disposição do residente;

 

  • Bolseiros ESEL e Programas de Mobilidade- Depósito de uma caução reembolsável, que se destina a caucionar quaisquer despesas resultantes de estragos, ou danos no equipamento, e/ou nas instalações à disposição do residente;

 

  • Alojamento de duração superior a 7 (sete) e inferior a 30 (trinta) dias- Depósito de uma caução, reembolsável, correspondente a 50% do valor da caução aplicável a bolseiros e Programas de Mobilidade, que se destina a caucionar quaisquer despesas resultantes de estragos, ou danos no equipamento, e/ou nas instalações à disposição do residente; 

 

  • Alojamento de duração até 7 (sete) dias- Não se aplica o pagamento de qualquer caução.

 

 

9. Sou bolseiro ESEL, a data limite do pagamento da Residência é dia 10 de cada mês?
Os residentes bolseiros da ESEL, deverão liquidar a mensalidade até 5 dias após o recebimento da bolsa mensal.



10. Sou residente e pretendo sair da Residência, porque vou frequentar um programa de mobilidade durante alguns meses, quando regressar posso permanecer na Residência?
A manutenção do alojamento depende da existência de camas disponíveis, na data de regresso.



11. Sou estudante de outra Instituição de Ensino Superior e vou frequentar um estágio curricular a Lisboa, posso ficar alojado na Residência ESEL?
Sim, mediante a disponibilidade de alojamento para a data pretendida. Deve enviar correio eletrónico para nucleoresidência@esel.pt solicitando disponibilidade de alojamento.


12. Sou bolseiro de outra instituição do ensino superior, posso beneficiar do preçário de alojamento para bolseiro?
Não, o preçário de bolseiros destina-se exclusivamente para os estudantes ESEL que beneficiem desta condição.


13. No formulário de candidatura é-me solicitado o IBAN, onde posso obter este dado?
O IBAN pode ser obtido através de consulta no multibanco ou na instituição bancária, onde tem a domiciliação da sua conta bancária.


14. Se pretender alojamento durante 15 dias terei de pagar a mensalidade?

Sim, sempre que o período de alojamento seja de 8 ou mais dias será cobrada a mensalidade. Por um período de alojamento inferior a 8 dias é cobrado o valor da diária.


15. Fui admitido na Residência, é necessário levar roupa de cama e de banho?
Não, a Residência disponibiliza roupa de cama e de banho.


16. É possível preparar refeições nas copas?
As copas estão equipadas com placas elétricas e micro-ondas que possibilitam a preparação de refeições ligeiras, sendo expressamente proibida, por questões de segurança, a utilização de aparelhos a gás.


17. Na data de admissão indiquei uma data de saída, no entanto, pretendo antecipá-la. Como devo proceder?
As saídas antecipadas devem ser solicitadas através de requerimento com antecedência de 30 (trinta) dias da data de saída pretendida e impreterivelmente até ao dia 25 de cada mês. Os requerimentos ficam sujeitos a Despacho Superior.


18. É possível colocar um televisor no meu quarto?
A colocação de bens pessoais (televisores, mobiliário, aquecedores) nos quartos, carece de autorização superior e nos caso do quarto ser duplo, de concordância d@ coleg@ de quarto.
Salvaguarda-se que, é da inteira responsabilidade de cada residente a guarda dos seus bens pessoais. A Residência ESEL não se responsabiliza pela perda ou furto de objetos pessoais dos residentes.


19. O consumo de água e de eletricidade encontra-se incluído na mensalidade?
Sim, a mensalidade contempla os custos energéticos.