ESEL Alunos

Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - AEESEL

 

 


Esta associação de estudantes surgiu no âmbito da fusão das quatro antigas associações de estudantes das escolas superiores de enfermagem públicas de Lisboa. A AEESEL é constituída por três órgãos sociais: 

  • Mesa da Assembleia Geral (MAG)
  • Direção
  • O Conselho Fiscal (CF)



MESA DA ASSEMBLEIA GERAL (MAG) é o órgão que convoca, organiza, divulga e conduz as Reuniões Gerais de Alunos, bem como as eleições dos órgãos sociais no final do seu mandato. É um órgão importante que pretende promover o debate, dar a palavra aos estudantes, representar e dar-lhe a merecida visibilidade na comunidade escolar.

CONSELHO FISCAL (CF) é o órgão social da AEESEL, que manifesta uma ação independente centrada na auditoria e fiscalização, coerente e rigorosa, do fundo patrimonial e financeiro da AEESEL e de todas as atividades desenvolvidas por cada departamento ao longo do mandato. Como tal trabalha juntamente com a Direção e a Mesa da Assembleia Geral no sentido de desenvolver um acompanhamento constante dos planos orçamentais, com base numa análise imparcial e minuciosa das atividades e contas da AEESEL, maximizando assim a sua execução e rentabilidade.

DIRECÇÃO é o órgão de gestão da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa que define as políticas gerais da associação, zelando pelo cumprimento do programa eleitoral, procurando fomentar e dinamizar o espírito académico, a camaradagem, solidariedade e união entre os Estudantes da ESEL, reavivando o gosto pelo Associativismo. É responsável pela representação interna e externa dos estudantes da ESEL, defendendo e apoiando as suas iniciativas e colaborando ativamente com os seus representantes nos vários órgãos de gestão da ESEL. A Direção é constituída pela Presidência e por vários Departamentos, que trabalham em conjunto para a defesa dos melhores interesses dos estudantes.


PRESIDÊNCIA
Cabe à Presidência acompanhar a execução do plano eleitoral e do plano de atividades proposto por cada um dos Departamentos que compõem a associação de estudantes. Esta função requer a atenção específica a cada Departamento, tendo em conta as suas particularidades. É também dever da Presidência orientar e gerir todos os espaços comuns da Associação de Estudantes, dinamizando-os.
O nosso plano para concretizar este objetivo é apoiar os Estudantes de modo a que estes sintam que têm uma representação eficaz e real, ou seja, apoiar para participar.


DEPARTAMENTO ACADÉMICO
O principal objetivo do Departamento Académico é disponibilizar um conjunto de materiais que consideramos fundamentais para a tua vida académica e escolar e garantir um fácil acesso aos mesmos, sendo da responsabilidade deste departamento adquirir, gerir e vender os respetivos materiais. A seleção destes produtos é realizada com o vista a proporcionar-te material de qualidade ao melhor preço, através de parcerias estabelecidas. O Departamento Académico tem ainda o grande objetivo de promover e divulgar a imagem da tua Associação de Estudantes.


DEPARTAMENTO DE APOIO AOS ESTUDANTES EM MOBILIDADE
O aparecimento deste departamento surgiu pela necessidade de criar uma melhor organização no apoio aos estudantes que estão em programa de mobilidade e aos estudantes finalistas da ESEL. Este Departamento apoia assim os estudantes em programas de Mobilidade, dando-lhes informações de interesse e recebendo-os da melhor maneira nesta cidade e escola.


DEPARTAMENTO DESPORTIVO
Mais do que uma atividade, o desporto é uma forma de vida onde podes desenvolver o teu bem-estar físico e psicológico de que tanto necessitas ao longo do ano que te espera. A atividade desportiva fomenta o espírito de entreajuda, a noção do trabalho em equipa e promove um convívio saudável.
Comprometemo-nos a elevar cada vez mais a qualidade deste departamento, desenvolvendo projetos e novas iniciativas sempre aliadas a dois objetivos específicos: a saúde e a tua felicidade.


DEPARTAMENTO INFORMATIVO
O Departamento Informativo surge pela necessidade de divulgação de informação externa e de informação interna. Cabe ao departamento a divulgação de atividades, eventos e conferências organizadas pela AE, para a comunidade estudantil, como também assegurar uma comunicação eficiente entre os diferentes departamentos, ou até mesmo os diferentes membros da AE. Além de levar a informação aos estudantes, também pretende motivá-los a participar na vida académica.


DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO, DA SAÚDE E DA SOLIDARIEDADE
O Departamento Pedagógico, da Saúde e da Solidariedade tem como objetivo principal a formação dos estudantes através da promoção de várias iniciativas e através de momentos de reflexão, sensibilização e aprendizagem sobre a saúde e a prevenção da doença. Pretendemos desenvolver atividades complementares à formação dos estudantes, tendo em conta as suas necessidades de aprendizagem.
Além da formação dos estudantes este departamento pretende disponibilizar outras competências fundamentais, como apoio pedagógico e acompanhamento dos mesmos em eventuais problemas relacionados com o seu percurso escolar. Em complementaridade com os objetivos referidos, pretendemos associar a vertente solidária aos mesmos, promovendo nos estudantes o interesse por esta área.


DEPARTAMENTO RECREATIVO E CULTURAL
Este departamento tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento social dos estudantes da ESEL, bem como para a sua integração no seio académico. Também pretendemos proporcionar momentos de lazer e de breve abstração da dura vida de estudante.
A escola não é só um espaço de estudo e aulas, mas também deve ser um espaço de convívio e alegria. Este departamento propõe-se a divertir e relaxar os estudantes, como também fornecer os devidos meios que estes necessitam para o fazer.

Estamos á vossa disponibilidade para qualquer dúvida ou sugestão.
Pólo Calouste Gulbenkian – Av. Prof. Egas Moniz – 1600-190 Lx Tel./Fax 21 795 9664 E -Mail: geral@aeesel.pt Site: www.aeesel.pt


DIREÇÃO