ESEL Alunos

Ligações e Informação Útil


Sites

Site dedicado à apresentação de guias e estratégias de estudo.
Elaborado desde 1995, com 10,4 milhões de visitantes em 2011, por Joseph Landsberger, professor da Universidade de St. Thomas, Minnesota, EUA. Todos os conteúdos estão em Inglês, e parte substancial deles está também em Português.
Os conteúdos são diversificados: Gestão de tempo, preparação para exames, Estratégias para leitura e escrita.

Site dedicado à apresentação de estratégias de estudo, dinamizado por professores de educação de diferentes estados dos EUA. Conteúdos em Inglês e em Espanhol. Destacam-se artigos sobre: estratégias de leitura e tomada de apontamentos. Apresenta ainda um extenso separador de sugestões para os professores: “Teaching tips”.

Site com a divisa “Essential Skills for an Excellent Career” não específico sobre estratégias de estudo, abordando competências mais amplas no domínio da gestão pessoal. Conteúdos somente em Inglês. Destacam-se, no entanto, as áreas de Tomada de decisão, Gestão de projetos, Competências de aprendizagem, Gestão de stress e Competências de comunicação. No separador “Gestão de tempo” merece especial atenção a página: http://www.mindtools.com/pages/article/newHTE_96.htm, que desenvolve especificamente algumas estratégias de resolução da procrastinação (adiamento persistente de uma ação importante ou da sua finalização que resulta frequentemente em insucessos de ordem académica, profissional ou pessoal).

Site, totalmente em inglês, organizado pela Palgrave Macmillan, editora de extensa publicação na área académica. Elaborado especificamente para o apoio ao estudo de estudantes do Ensino Superior. Destacam-se os separadores sobre “competências de estudo” e de “planeamento de desenvolvimento pessoal”. O botão “useful resources” reencaminha para uma grande diversidade de recursos potencialmente útil.

Site, totalmente em inglês, incluído no portal da Open University (Reino Unido), com um conjunto vasto de páginas em torno das competências de estudo.

 

Livros

  • The Study Skills Handbook (Stella Cottrell, 2008) Palgrave macmillan Publishers.


  • Métodos e Técnicas de Estudo (Fernanda Carrilho, 2005) Editorial Presença.


  • Aprender A Estudar (António Estanqueiro) Texto Editores.


Livros que se focam essencialmente na aprendizagem e desenvolvimento de estratégias e métodos de estudo, numa lógica de (re)aprender a estudar.

  • Skills for Success: Personal Development and Employability (Stella Cottrell, 2010). Palgrave macmillan Publishers.


Livro direcionado para a planificação de objetivos pessoais, académicos e de carreira.