Submissão Resumos

Comunicações Livres

As comunicações livres serão apresentadas num canal fechado de YouTube com acesso restrito aos participantes do Congresso. Solicitamos a gravação de um ficheiro vídeo em formato MPEG-4 com a duração máxima de 3 minutos, para a apresentação da mesma.

DATAS IMPORTANTES:

  • Prazo limite da Submissão de resumos: 16-05-2022
  • Notificação aos autores: 20-05-2022
  • Envio da versão final do suporte de apresentação audiovisual das comunicações livres: 24-05-2022

I- Orientações para submissão de Resumos:

  1. Os resumos de Comunicações Livres devem ser enviados para a comissão organizadora até  16 de maio, através do seguinte endereço de email: crbaixinho@esel.pt; ines.agostinho@esel.pt;
  2. Os resumos devem reportar resultados estudos sobre as temáticas central das jornadas;
  3. Os resumos devem obedecer às instruções discriminadas no Ponto II;
  4. Os resumos devem ter como limite 500 palavras, tipo de letra Arial tamanho 12; 
  5. Os resumos serão apreciados pela Comissão Científica que comunicará os resultados ao autor de referência até 20 de maio de 2022;
  6. Se o resumo for aceite, os autores devem estar inscritos ou inscreverem-se no evento e enviar as comunicações livres em formato digital (conforme instruções) até 24 de maio de 2022;

 

II- Instruções para a redação de resumos:
 

  1. Autores
    - Apresentar 1º nome e apelido ou apelidos (nome profissional de cada autor); 
    - Colocar o nome do autor que realiza a apresentação da comunicação a negrito, caso seja mais do que um autor;
    - Atribuir a cada autor um número, em nível superior à linha, para corresponder os restantes elementos identificativos;
  2. Título:
    - Elucida o âmbito do projeto (máximo 16 palavras);
  3. Resumo - Conteúdo:
    3.1 - Resumos de Projetos de Investigação


Os resumos devem incluir: Introdução, o enquadramento conceptual, Método (objetivo/pergunta de investigação, tipo de estudo; participantes; procedimentos metodológicos de colheita e análise de dados; aspetos éticos); resultados, discussão e conclusões, Implicações; Palavras-chave (máximo 5)


3.2- Resumos de Projetos de melhoria da qualidade e/ou práticas inovadoras
Os resumos devem incluir: Introdução, enquadramento conceptual; estratégias e instrumentos, resultados e discussão, conclusões, implicações/recomendações para a prática; Palavras-chave (máximo 5). 

 

  • Referências bibliográficas num máximo de 5 (Norma APA - American Psychological Association 7th edition) e atuais, preferencialmente publicadas nos últimos 5 anos, exceto documentos que constituam uma referência na temática em estudo; 
  • Entidade(s) Financiadora(s) – máximo 15 palavras (se aplicável); 
  • O resumo não deverá incluir figuras, gráficos, quadros ou tabelas; 
  • O resumo deverá ser redigido em língua portuguesa.
     

Elaborar o vídeo:

  • Sugerimos que os palestrantes gravem as suas apresentações no programa Loom ® (https://www.loom.com) - grava o PPT e a webcam do palestrante em simultâneo;
  • Devem gravar num local que não tenha muito ruído e deve ter boa iluminação;
  • Após a gravação deve ser exportado/gravado em formato MPEG-4;
  • Sugerimos que façam upload do ficheiro para o WeTransfer ® (https://wetransfer.com/ ) e enviem o link de download ou carregue o ficheiro para a sua sua cloud (Google Drive ®, Dropbox ®, etc)

 

 Enviar o vídeo: 

  • Deve enviar o seu vídeo até ao dia 24 de maio de 2022;