Anabela da Graça Amaro Pereira Mendes

Professor Coordenador
Departamento de Médico-Cirúrgica/Adulto e Idoso
anabelapmendes@esel.pt
Formação Académica
Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica - Universidade Católica Portuguesa.
Mestrado em Enfermagem [Área de especialização Enfermagem Médico-cirúrgica] - Universidade Católica Portuguesa.
Mestrado em Enfermagem [Área de especialização Enfermagem Avançada] - Universidade Católica Portuguesa.
Doutoramento em Enfermagem - Universidade Católica Portuguesa.
Unidades Curriculares da Licenciatura que Leciona
Ética e Deontologia, 1º ano, 2º semestre.
Intervenção de Enfermagem ao Cliente com Doença Aguda e/ou Crónica, 2º ano, 2º semestre.
Ensino Clínico Apreciação à Tomada de Decisão em Enfermagem, 3º ano, 1º semestre.
Ensino Clínico Processo de Cuidados de Enfermagem Numa Área Opcional [Monografia], 4º ano, 2º semestre.
Unidades Curriculares do Mestrado que Leciona
Enfermagem em Cuidados Críticos e Urgência, 1º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização Pessoa em Situação Crítica].
Opção I - Transição Saúde-Doença: Impacto no Doente e Família em Contexto de Urgência ou Unidade de Cuidados Intensivos, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização Pessoa em Situação Crítica].
Opção II - Projeto, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização Pessoa em Situação Crítica].
Ensino Clínico, 1º ano, 2º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização Pessoa em Situação Crítica].
Estágio com Relatório, 2º ano, 1º semestre - Mestrado em Enfermagem [Especialização Pessoa em Situação Crítica].
Produção Científica de Relevo
  • Mendes, A. P. (2020). Uncertainty in critical illness and the unexpected: important mediators in the process of nurse-family communication. Escola Anna Nery. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0056
  • Félix, I. B., Guerreiro, M. P., Cavaco, A., Cláudio, A. P., Mendes, A., Balsa, J., Carmo, M. B., Pimenta, N., & Henriques, A. (2019). Development of a complex intervention to improve adherence to antidiabetic medication in older people using an anthropomorphic virtual assistant software. Frontiers in Pharmacology. https://doi.org/10.3389/fphar.2019.00680.
  • Mendes, A. P. (2019). Critical health-disease transition in the family: Nursing intervention in the lived experience. Revista Brasileira de Enfermagem. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0616.
  • Mendes, A. P. (2018). Impact of critical illness news on the family: hermeneutic phenomenological study. Revista Brasileira de Enfermagem. http://www.scielo.br/pdf/reben/v71n1/0034-7167-reben-71-01-0170.pdf
  • Mendes, A. P. (2016). Sensibility of professionals to information needs: Experience of the family at the intensive care unit. Texto e Contexto Enfermagem. http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/en_0104-0707-tce-25-01-4470014.pdf
  • Pereira Mendes, A. (2016). O exercício reflexivo na aprendizagem clínica: Subsídio para a construção do pensamento em enfermagem. Revista Electrónica Educare. https://www.scielo.sa.cr/pdf/ree/v20n1/1409-4258-ree-20-01-00189.pdf
  • Membro de equipa de Projeto: Train4Health - Improving healthcare students’ competences for behaviour change to effectively support self-care in chronic diseases. Programa: Erasmus+ - Referência ao projeto: 2019-1-PT01-KA203-061389. file:///C:/Users/ESEL/Downloads/project-2019-1-PT01-KA203-061389%20(3).pdf 
  • Membro de equipa de Projeto: VASelfCare - Assistente virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2. 
  • Código do projeto: LISBOA-01-0145-FEDER-024250, 02/SAICT/2016 - Co-financiado | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e Lisboa 2020, Alentejo 2020, Portugal 2020 (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, União Europeia). http://vaselfcare.rd.ciencias.ulisboa.pt/img/VASElfCare_ficha_projeto_v1.pdf.