Você está aqui: página inicial » formação » doutoramento

Doutoramento em Enfermagem

Foi criado na Universidade de Lisboa o Programa de Doutoramento em Enfermagem decorrendo do protocolo entre a UL e as quatro escolas superiores de Enfermagem públicas de Lisboa (futura Escola Superior de Enfermagem de Lisboa) e confirmado por deliberação do Senado da UL em 26/1/2004.

O Programa de Doutoramento em Enfermagem (PDE) funciona desde 2004 na Universidade de Lisboa com a colaboração da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Em dezembro de 2011 foi acreditado pela A3ES (Processo nº CEF/0910/19002).

O Programa caracteriza-se essencialmente por:

A Transversalidade que se evidencia na Comissão Científica, formada por professores de enfermagem e professores de várias faculdades da Universidade de Lisboa, os quais colaboram ativamente na formação através da coorientação de doutorandos, fazem a ligação a unidades curriculares das suas faculdades e coresponsabilizam-se no Curso de Formação Avançada (CFA) pela unidade curricular “Projeto”. Acreditamos que a disciplina Enfermagem, se desenvolve com qualidade, quando em conjugação com outras disciplinas do conhecimento com quem troca saberes e métodos de pesquisa.

A Internacionalização tem-se mostrado essencial na melhoria da qualidade da formação, através de:

- acordos de colaboração com “School of Nursing of the University of California S. Francisco, Department of Nursing of the University of Turku, European Academy of Nursing Sciences” e universidades Espanholas e Brasileiras através de pertença às Comissões Científica e de Acompanhamento, participação no CFA e orientação de teses;

- na orientação de doutorandos de universidades estrangeiras em pós-doutoramento e programas intercalares.

O PDE tem 180 ECTS/ 6 semestres. O primeiro ano (1.º e 2.º semestres) corresponde ao CFA. Este curso proporciona aos doutorandos uma oportunidade de aprofundamento nas áreas de investigação e enfermagem avançada. Durante o curso o estudante desenha o projeto de tese de doutoramento que é objeto de discussão pública. Nos 2.º e 3.º anos do curso (4 semestres) o estudante desenvolve a sua tese em tempo integral ou parcial.

Neste programa de Doutoramento tem sido dada prioridade ao estudo das intervenções de enfermagem, ao processo de cuidados e à experiência vivida de situações de saúde, utilizando diferentes perspetivas metodológicas e métodos.

A Unidade de Investigação & Desenvolvimento de Enfermagem (ui&de) sediada na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, nas suas várias linhas de investigação, apoia o doutoramento.




 

 

 CURSO 2017-2018

Programa de Doutoramento em Enfermagem

Abertura de Candidaturas


1ª FASE

 

 

Informações
Secretariado do Doutoramento em Enfermagem
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Av. D. João II, Lote 4.69.01
1990-096 Lisboa
Tlf: 218 912 200
email: doutoramento@esel.pt

Contactos para efeitos de candidatura
Departamento de Assuntos Académicos
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-004 Lisboa
email: enfermagem@reitoria.ulisboa.pt